Faça sua cotação

É Essencial. É Seguro. É Suhai.

BLOG DO CONDUTOR

Entenda por que o seguro no Brasil é um dos mais altos

Publicado por Patrick Faria em 11-11-2015 13:46

Entenda por que o seguro no Brasil é um dos mais altos

O Brasil está entre os países com os índices de preços mais altos para cotação de seguros automotivos. Além dos critérios primordiais a serem analisados para cotação, como ano e modelo do veículo, localização do segurado, idade e finalidades de uso do automóvel, existem outros fatores que contribuem para o encarecimento das coberturas.

De acordo com dados da pesquisa realizada em 2013 pelo Prestige Performance Center, o brasileiro tem um custo anual em torno de U$ 2.400 por ano com gastos com seguro. Já em alguns países como Rússia e Japão, o valor para proteção dos veículos é mais barato, ficando em torno de U$ 900 ou U$ 1400 anual. Além disso, é de se acreditar que esses dados sofram aumento com a constante alta do dólar.

Entre as razões que justificam o alto custo do seguro no Brasil, além dos critérios básicos, podemos citar o índice de criminalidade e roubos de veículo no país, a situação econômica nacional e o valor de compra dos veículos.

Taxas de roubos e furtos de veículos no Brasil

TAXAS DE ROUBOS E FURTOS DE VEÍCULOS NO BRASIL

Segundo dados fornecidos pelo 9º Anuário de Segurança Pública, o número de roubos e furtos de carros em 2014 foi de 233.076, representando um aumento de 16.425 ocorrências em relação a 2013, em que foram registrados 216.651 casos.

Esses dados geram insegurança nas seguradoras, pois as chances de sinistro aumentam e isso impacta diretamente no preço dos contratos. Vale lembrar que a preocupação com o risco de roubo do veículo é um dos principais motivos pelos quais os motoristas contratam os serviços de seguro; principalmente pela grande quantidade de ocorrências destes casos no país.

Além da preocupação com a criminalidade, as seguradoras também levam em conta o quanto se gasta para a manutenção dos veículos e consideram que as peças também sofreram aumento por conta da instabilidade econômica atual. Outro fato é que as condições das ruas e estradas brasileiras ainda são precárias e favorecem a chance de acidentes. Sendo assim, é esperado que isso também influencie no aumento do seguro.

Condições econômicas do país impactam no seguro

CONDIÇÕES ECONÔMICAS DO PAÍS IMPACTAM NO SEGUROTodos os impactos gerados por conta da situação financeira do país são de extrema importância para calcular o valor final de um seguro alto. Primeiro porque o custo do dinheiro vai influenciar não só no valor de compra dos veículos, mas da mão de obra das oficinas, como acontece diante do aumento da inflação e é o caso do Brasil.

A grande quantidade de empresas seguradoras também é um fator relevante, uma vez que a grande disponibilidade de produtos e serviços aquece a concorrência e impulsiona o encarecimento dos pacotes.

Valores dos carros influenciam no preço das seguradoras

VALORES DOS CARROS INFLUENCIAM NO PREÇO DAS SEGURADORASO Brasil é um dos países com maior custo na venda de veículos. Entre as razões estão as altas taxas tributárias diretas e indiretas atreladas ao produto, somadas à grande demanda do setor automobilístico. Nesse sentido, a alta da inflação também age diretamente no custo dos automóveis.

Em relação ao seguro, as maiores taxas ficam para os veículos novos. No entanto, os carros usados e com maiores chances de manutenção também são analisados para o cálculo de valores.

Uma alternativa que auxiliaria bastante para a conscientização em relação à importância de se ter um seguro, seria o incentivo a uma Cultura de Seguro que promovesse conteúdo informativo e melhores canais de atendimento ao segurado. Quanto mais informado sobre suas necessidades e direitos, mais assertivo o motorista será na hora de fazer um orçamento de seguro.

Na Suhai, você encontra um seguro acessível que se encaixa perfeitamente nas suas necessidades. Sabia que temos assistência 24hrs em todo o Brasil e nossa franquia é gratuita? Procure já um corretor de seguro e solicite uma cotação!

Você já teve alta no preço do seu seguro? Compartilhe com a gente! Siga nosso blog para acompanhar nossas publicações

Cotação seguro roubo furto carro

Categorias: Segurança, Moto, Curiosidades, Carros

Escrito por Patrick Faria

Patrick Faria é o coordenador de marketing da Suhai. Para ele, a comunicação é fundamental para conectar as pessoas. O que mais fascina o marqueteiro é saber que ele pode interagir, dividir conhecimento e trocar experiências com diversas pessoas em qualquer lugar. Patrick também adora cozinhar e criar novos pratos. Ele acredita que a culinária é uma mistura de arte e química.


Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
Seguro para Moto