Faça sua cotação

É Essencial. É Seguro. É Suhai.

BLOG DO CONDUTOR

Entenda a importância dos testes de segurança para carros

Publicado por Patrick Faria em 23-03-2016 16:24

Entenda a importância dos testes de segurança para carros

Quando você pensa em comprar um veículo leva em consideração o que ele oferece em termos de segurança, como os itens que ele possui e a nota recebida em testes de colisão? A grande maioria dos brasileiros não leva em conta este quesito tão importante, dando prioridade à beleza, ao conforto, tamanho e preço do carro. Vale lembrar que pensar em segurança nunca é demais! Por isso, milhares de automóveis são colididos em testes todos os anos.

Testes de colisão

TESTES DE COLISÃO

Há cerca de 80 anos, diversas marcas de automóveis começaram a fazer testes de colisão. No entanto, o primeiro programa governamental de análise do nível de proteção que o carro oferece aos ocupantes e como ele se comporta durante acidentes surgiu há 35 anos nos Estados Unidos.

Nestes testes, os veículos são submetidos aos mais diversos tipos de colisão, com o objetivo de avaliar vários aspectos. Eles são lançados contra barreiras, diferentes obstáculos e até mesmo outro veículo, em velocidades variadas. Os impactos são frontais, laterais e traseiros.

Não é somente o carro em si que é avaliado, mas as lesões que os passageiros possam vir a sofrer nas colisões. Para tanto, bonecos fabricados especialmente para estas provas são colocados dentro do veículo, simulando adultos, crianças e bebês. Com isto, são testados os airbags e os cintos de segurança, entre outros itens. Câmeras são posicionadas dentro e fora do carro para captarem imagens sob os mais diversos ângulos.

É graças aos testes de impacto que as montadoras têm fabricado carros cada vez mais seguros. Porém, as colisões ainda provocam muitos ferimentos e mortes em todo o mundo.

Latin NCAP

LATIN NCAPOs veículos comercializados na América Latina e no Caribe passam por testes de colisão realizados pelo Latin NCAP, um programa independente de avaliação. Mas somente de impacto frontal. Neste ano, devem ser incorporados testes de colisão lateral e contra poste.

Desde o início, em 2010, o programa já teve seis fases. No quesito segurança para os ocupantes do veículo a pontuação vai de uma a cinco estrelas. Quanto mais baixa a nota, menor a proteção oferecida.

Os carros mais e menos seguros do Brasil

OS CARROS MAIS E MENOS SEGUROS DO BRASILEm nosso país, os veículos das mais diversas montadoras não conseguiram uma boa pontuação nos testes da Latin NCAP. Dos 37 veículos avaliados, o Renault Clio e o Fiat Novo Palio, ambos nas versões sem airbags, receberam a nota mais baixa no quesito segurança para passageiro adulto. Já o Volkswagen Golf e o Jeep Renegade foram os únicos que receberam nota máxima na categoria proteção passageiro adulto e infantil.

20 anos de defasagem em segurança automobilística

20 ANOS DE DEFASAGEM EM SEGURANÇA AUTOMOBILÍSTICAA primeira fase de testes promovidos pelo programa revelou que os veículos líderes de vendas apresentavam baixíssima segurança aos passageiros, além de estruturas que ofereciam riscos graves de lesão e até mortes em caso de acidentes. Com isto, a Latin NCAP avaliou que o Brasil estava atrasado em pelo menos 20 anos em termos de segurança, além de enfatizar que a segurança era tratada como artigo de luxo.

De lá para cá, a segurança dos carros brasileiros melhorou, especialmente diante das cobranças feitas pelo governo às montadoras em razão dos resultados dos testes. No entanto, ainda há muito o que fazer.

Obrigatoriedade dos freios ABS e airbag frontal

OBRIGATORIEDADE DOS FREIOS ABS E AIRBAG FRONTALApesar de existirem há décadas, somente em janeiro de 2014 tornou-se obrigatório que os carros novos fossem equipados com freios ABS e airbag frontal, deixando de serem vistos como artigos de luxo e passando a ser imprescindíveis.

Entendeu como é importante pensar na segurança antes de escolher o carro que vai comprar? Por isso faça o seguro do seu veículo. A Suhai oferece a cobertura de furto e roubo com até 80% de economia. Continue acompanhando o nosso blog para ler mais textos como este.

Cotação seguro roubo furto carro

Categorias: Segurança, Curiosidades, Carros

Escrito por Patrick Faria

Patrick Faria é o coordenador de marketing da Suhai. Para ele, a comunicação é fundamental para conectar as pessoas. O que mais fascina o marqueteiro é saber que ele pode interagir, dividir conhecimento e trocar experiências com diversas pessoas em qualquer lugar. Patrick também adora cozinhar e criar novos pratos. Ele acredita que a culinária é uma mistura de arte e química.


Últimas notícias

Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
Seguro para Moto
Seguro p