Faça sua cotação

É Essencial. É Seguro. É Suhai.

BLOG DO CONDUTOR

Entenda como funciona a franquia dos seguros

Publicado por Patrick Faria em 17-02-2016 16:59

ENTENDA COMO FUNCIONA A FRANQUIA DOS SEGUROS

Chegou a hora de esclarecer todas as suas dúvidas sobre franquia. Para começarmos, é preciso entender que a franquia é um valor que precisa ser pago ao seguro, caso o seu carro precise ser consertado.

Vamos supor que você optou por uma franquia de dois mil reais: a seguradora se responsabilizará a diferença em consertos que tenham um valor superior a esse. Se você levou seu carro para alguma oficina da sua seguradora e o orçamento ficou três mil reais, por exemplo, será necessário desembolsar apenas dois mil reais para a seguradora, pois ela irá arcar com o valor restante.

Porém, tome cuidado! Só as oficinas cadastradas pela sua seguradora conseguirão realizar o conserto com a utilização da franquia. Portanto, pesquise quais as oficinas você poderá consultar, já que não pode ser qualquer uma.

Vale ressaltar que fazer um seguro para o seu veículo é uma maneira de evitar gastos que aparecem de surpresa. Todo seguro cobre certo valor para carros de terceiro, no qual você poderá acionar, sem ter que desembolsar nenhum valor. Porém, para consertar o seu próprio carro, será cobrada uma taxa que é a denominada franquia.

Conheça os três tipos de franquia

CONHEÇA OS TRÊS TIPOS DE FRANQUIA

  • Normal: você poderá pagar menos no seguro, mas sua franquia ficará com um valor mais elevado. Portanto, você só conseguirá chamar a seguradora em acidentes que terão danos maiores, já que o valor da franquia é maior;
  • Reduzida: ela é ideal para as pessoas que já sabem que utilizarão o seguro mais vezes (as que correm mais riscos), já que o valor cobrado será menor, e assim o condutor poderá acionar com mais frequência o seguro;
  • Majorada: esta franquia é a mais cara. Para você ter uma noção, ela custa o dobro da normal, citada anteriormente. Consequentemente, o seguro fica bem mais barato. Geralmente, ela só pode ser acionada quando o acidente é grave, devido ao valor.

O pagamento da franquia

O PAGAMENTO DA FRANQUIAVale lembrar que não há pagamento de franquias em diversas situações. Entre elas, perda total do veículo, casos de incêndio, raio ou explosão e quando o condutor entra como terceiro no seguro, ou seja, quando o responsável pelo acidente é outra pessoa. Quando o carro é furtado ou roubado e não é localizado, acontece o mesmo. Porém, se for encontrado, terá pagamento da franquia para reparar irregularidades.

Atenção! As seguradoras só admitem perda total quando o valor do conserto é igual ou maior do que 75% do valor do seu veículo.

Seguro sem franquia

SEGURO SEM FRANQUIANão quer pagar nenhuma franquia? Você pode! Já é possível encontrar seguradoras que não possuem franquias, e a Suhai é uma delas. Além disso, a Suhai possui cobertura de roubo e furto em todo o país, assistência técnica 24 horas para as situações de emergência e por oferecer uma cobertura focada neste tipo de seguro, é que você encontrará as melhores condições para o seu bolso.

Já teve algum problema com franquia? Qual dos três tipos parece ideal para você? Nós queremos saber! Por isso, nos conte nos comentários e siga nosso blog para ficar por dentro de outras notícias como esta.

Cotação Seguro Veículo

Categorias: Curiosidades

Escrito por Patrick Faria

Patrick Faria é o coordenador de marketing da Suhai. Para ele, a comunicação é fundamental para conectar as pessoas. O que mais fascina o marqueteiro é saber que ele pode interagir, dividir conhecimento e trocar experiências com diversas pessoas em qualquer lugar. Patrick também adora cozinhar e criar novos pratos. Ele acredita que a culinária é uma mistura de arte e química.


Últimas notícias

Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
New Call-to-action
Seguro para caminhão
Pesquisar no Blog