Faça sua cotação

É Essencial. É Seguro. É Suhai.

BLOG DO CONDUTOR

Empresa de rastreamento que indeniza ou seguradora?

Publicado por Redação Suhai em 03-07-2015 9:00

Empresa-de-rastreamento-que-indeniza-ou-seguradora

Quando o assunto é segurança não devemos abrir mão de nenhuma alternativa que nos deixe mais confortáveis e protegidos, não é mesmo? Por isso é indispensável a utilização de meios que impeçam a ação dos bandidos.

Existem algumas opções no mercado para aumentar a segurança do seu veículo. Confira as principais diferenças entre os serviços oferecidos pelas empresas de rastreamento e pelas seguradoras de roubo e furto de veículos, métodos mais utilizados e que oferecem maior segurança para os consumidores. Boa leitura!

Empresas de rastreamento

empresa-de-rastreamentoA tecnologia de rastreamento é uma grande aliada a nossa rotina diária e pode nos ajudar em inúmeros aspectos. Os rastreadores de automóveis, por exemplo, são um dos itens de segurança desejados. Como funcionam?

Os rastreadores são equipamentos que transmitem dados sobre a localização do veículo via satélite. A forma mais comum dessa transmissão é através do GPS (Global Positional System), que consegue as informações precisas através das referências de latitude, longitude e altitude do veículo sinistrado. Ou seja, satélites no espaço “trabalham” junto com o seu equipamento

Algumas vantagens dos rastreadores

algumas-vantagensSe você deseja um produto que monitore o seu carro 24 horas (logística), o rastreador é um bom candidato. Com uma simples conta na internet, o usuário também tem acesso aos dados a qualquer momento. Em caso de um eventual sinistro, cabe a ele informar sobre o roubo ou furto à central de atendimento da empresa de rastreamento, que entrará em contato com a polícia para a tentativa de resgate do automóvel.

As rastreadoras também disponibilizam para o usuário diversos tipos de relatórios, que poderão ser enviados por e-mail diariamente, semanalmente ou automaticamente. Com os relatórios é possível que você saiba tudo o que está acontecendo com o seu patrimônio (ou com toda a sua frota).

Para os pais que têm filhos que pegam o carro escondido ou para irem a outros lugares que fogem do comum, pode ser ativada a função “cerca eletrônica” junto ao rastreador. O serviço permite que o veículo ande somente até uma área delimitada pelo proprietário, parando de funcionar na sequência.

Assim, se o carro ultrapassar esta área, o rastreador informará ao dono do veículo. Esta é uma função muito útil nos casos do proprietário querer ter a certeza de onde foram com o seu bem. As informações de velocidade e localização do carro também ficam disponíveis via e-mail ou celular. 

O “botão de pânico”, uma ferramenta escondida no interior do veículo, poderá ser ativado por uma rastreadora. Em caso de sequestro, o proprietário deverá acioná-lo para que ela receba um alerta e entre em contato com a polícia. Também é possível ativar uma escuta ao painel do veículo, para que todas as conversas do sequestrador seja gravadas e transmitidas em tempo real.

Em muitas das vezes, depois do veículo ter sido localizado será necessário o serviço de um guincho. Cabe a empresa oferecer ou não esse serviço de forma gratuita ao cliente.

Algumas desvantagens dos rastreadores

algumas-desvantagensOs rastreadores já foram grandes aliados da polícia anos atrás, mas com o passar do tempo, os bandidos foram se especializando e agora os índices de sabotagem minimizaram muito as chances de recuperação do veículo. Como as empresas de rastreamento não garantem a recuperação do automóvel, e em apenas 65% das vezes existe sucesso na localização do veículo pelo sistema, muitos clientes investem no equipamento e numa mensalidade e podem ficar sem seu bem.

O custo do equipamento mais as mensalidades, muitas vezes podem ficar mais caros que um seguro parcial de furto e roubo. Portanto, é sempre bom comparar os preços antes de tomar uma decisão caso esteja procurando uma ferramenta de proteção e não somente logística.

Os contratos de rastreamento possuem regras de multa contratual por rescisão antecipadacom fidelidade de 24 a 36 meses. Portanto, pense bem antes de assinar um contrato, pois você não poderá rescindi-lo sem uma multa.

Seguradoras de roubo e furto

correntes-e-cadeadosCorrentes, cadeados, travas, alarmes e rastreadores podem até dificultar a ação dos ladrões, mas não garantem a devolução do veículo. Para isso, as seguradoras se tornaram indispensáveis.

Em virtude do seguro compreensivo estar cada vez mais caro pelos altos índices de sinistralidade, os clientes tem buscado alternativas no mercado para terem uma ferramenta de proteção com indenização, e a única opção segura e mais barata é um seguro de furto e roubo de uma seguradora regulamentada.

A grande maioria das seguradoras não costumam oferecer este tipo de seguro, pois ele é mais barato, então, é preciso pesquisar o mercado para descobrir quais oferecem e quais são as suas vantagens e benefícios. Abaixo vamos te ajudar com algumas dicas, confira:

Vantagens e desvantagens de um Seguro de Furto e Roubo

No momento de um roubo, em muitas das vezes, há a possibilidade de reação do motorista ao se sentir coagido. A partir do momento que você contrata uma seguradora, as chances de não reagir espontaneamente aumentam em virtude da tranquilidade de saber que existe uma seguradora que cuidará não só da localização, como da indenização do veículo caso ele não seja recuperado.

Com o seguro feito por uma empresa especializada e certificada não há risco de perder o bem. Geralmente, a assistência das seguradoras é 24 horas em todo Brasil, tanto em relação a roubos e furtos quanto para panes, trocas de pneus e até mesmo acidentes

É de grande importância que você averigue que a empresa que esteja oferecendo o serviço seja uma seguradora (empresa regulamentada pela SUSEP e não uma empresa de rastreamento que promete indenizar como uma seguradora, mas de fato não tem autorização legal para isso).

A dica é simples: no ato da consulta, peça o número da SUSEP da seguradora (empresa que está pesquisando) e uma cópia da apólice de seguro (condições gerais). Se a empresa não te oferecer e te enviar um contrato, não se engane, é uma forma ilegal de te oferecer o serviço e você pode estar correndo um grande risco de contratar um serviço sem garantia de indenização.

Infelizmente, muitos clientes caem na armadilha destas empresas de rastreamento que prometem a indenização e não cumprem. Nos meios de busca pela internet existem muitas destas empresas oferecendo serviço de indenização, associando-se as seguradoras, mas no fundo, não passam de uma forma cênica para lhe iludir o cliente.

Uma seguradora de roubo e furto de veículos possui excelente custo-benefício se comparada com as coberturas compreensivas de outras congêneres, a economia pode chegar até 80%. Fora que também oferecem, em alguns casos, rastreadores para aumentar as chances de recuperação do veículo. Nestes casos, o rastreador não é pago pelo cliente e é instalado no carro do segurado sem nenhum custo e sem nenhum contrato agregado a apólice.

Outra vantagem deste seguro é que não existe plano de fidelidade com multa rescisória. Você poderá cancelar a qualquer momento e ter o estorno do valor pago dos meses de serviço não utilizados.

A única desvantagem, se é que podemos associá-la a uma desvantagem em virtude de tudo o que foi dito acima, é que o seguro, algumas vezes, pode ficar um pouco mais caro que um plano de rastreamento (com ou sem indenização), mas levando-se em consideração as inúmeras vantagens e o risco que se corre em contratar um serviço sem garantia de indenização, vale a pena comparar e analisar o custo-benefício.

Você já conhecia as principais diferenças entre as empresas de rastreamento e as seguradoras? Qual você utiliza? Conte para gente nos comentários!

Cotação seguro roubo furto moto

Categorias: Moto, Prevenção

Escrito por Redação Suhai

A Suhai é uma seguradora que se destaca no mercado nacional com especialização na proteção de motos e veículos de alta sinistralidade. Nossa equipe de profissionais escreve sobre curiosidades, dicas e truques para aumentar a sua segurança no trânsito e a proteção de seu veículo.


Últimas notícias

Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
New Call-to-action
Seguro p