Faça sua cotação

Blog do Condutor

Dirigir caminhão na chuva: confira 7 dicas de segurança

Publicado por Vanessa Luchini em 22-10-2018 10:30

240221-reservada-para-time-de-favoritos-dirigir-caminhao-na-chuva-confira-x-dicas-de-segurancaEm dias chuvosos, os motoristas devem ficar atentos e reforçar os cuidados nas estradas, pois as chuvas dificultam a visibilidade e tornam as pistas escorregadias, trazendo diversos perigos para o trânsito.

Para quem dirige caminhões, um dos principais riscos é o efeito L, que ocorre no momento em que o condutor perde o controle do trem de força e o semirreboque é projetado para a frente, o que pode causar acidentes sérios.

Mesmo com os perigos de encarar a estrada com chuva, existem técnicas muito importantes que diminuem as chances de um imprevisto acontecer. Continue a acompanhar o post e confira sete dicas de como dirigir caminhão na chuva!

1. Deixe o farol sempre ligado

Como a chuva dificulta a visão da via, é essencial acender os faróis do veículo, mesmo durante o dia. Além de ajudar você a enxergar melhor o que está pela frente, os faróis alertam os veículos que estão atrás para sua presença na pista.

2. Dirija com calma e atenção

Para garantir a sua segurança em dias chuvosos, não se esqueça desse cuidado! Afinal, o tempo de reação dos motoristas estará prejudicado pela falta de visibilidade e pela situação das estradas. Assim, sua calma e atenção serão mais do que necessárias.

3. Diminua a velocidade

Quanto mais escorregadia a pista estiver, maiores serão as chances de ocorrer uma derrapagem, não é mesmo? Por isso, reduzir a velocidade é uma das dicas mais importantes ao dirigir caminhão na chuva, para evitar acidentes.

4. Evite freadas bruscas

Em uma estrada molhada, os pneus podem perder o contato com o asfalto em qualquer mudança de direção brusca – é a chamada aquaplanagem. Portanto, evite frear o caminhão bruscamente ou mudar de velocidade de forma inesperada.

5. Não faça ultrapassagens perigosas

Se ultrapassar outros veículos já requer atenção em dias normais, na chuva o cuidado deve ser ainda maior. Afinal, você vai precisar aumentar a velocidade e se deslocar rapidamente, o que pode ser de grande risco em uma pista molhada. Aqui, a dica é ter paciência e evitar ao máximo ultrapassagens, deixando para fazer isso apenas quando você tiver certeza de que a manobra pode ser feita com segurança.

6. Ligue o ar-condicionado

Ao dirigir caminhão na chuva, uma situação muito comum é os vidros começarem a embaçar, o que pode dificultar bastante a sua visão da estrada. Mas se você ligar o ar-condicionado, os vidros começam a desembaçar, pois o ar volta a circular no interior do veículo, melhorando sua visibilidade. Vale também ligar o ventilador ou manter uma fresta da janela aberta.

7. Estacione se a chuva estiver muito forte

Você está dirigindo em um dia chuvoso e perdeu totalmente a visibilidade? Não arrisque! Coloque sua segurança em primeiro lugar e procure um lugar seguro para parar e esperar até que o temporal passe.

Não se esqueça de tomar cuidado com a aquaplanagem, que ocorre quando há uma camada de água entre os pneus do caminhão e a estrada, fazendo com que o veículo perca o contato com o solo e derrape na pista.

Para evitar esse risco, olhe atentamente os retrovisores – se as marcas dos pneus estiverem desaparecendo, o perigo é grande e a velocidade deve ser reduzida. Manter freios e pneus sempre em perfeito estado e ficar atento para locais onde tenha água acumulada são outras dicas importantes para evitar a aquaplanagem.

Agora que já sabe as melhores técnicas para dirigir caminhão na chuva, aproveite para compartilhar este post em suas redes sociais e mostrar aos seus amigos os cuidados necessários ao dirigir em dias chuvosos!Seguro para caminhão

Categorias: Caminhão, Dicas

Escrito por Vanessa Luchini

Vanessa Luchini é a coordenadora de marketing da Suhai Seguradora. Com mais de 15 anos de experiência atuando em grandes Agências de Publicidade, ela cuidou de importantes marcas e empresas de diversos segmentos, desde redes de varejos até líderes em tecnologia e bancos. Mais do que ninguém, ela acredita na responsabilidade do marketing como moderador entre produtos e pessoas. Para ela, a internet não permitiu apenas a conexão entre computadores, mas também foi responsável por conectar empresas com seu público, gerando uma relação mais honesta e transparente. Apaixonada por cães, dançar e curtir a família.


Últimas notícias

Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
Seguro para Moto
Seguro para caminhão
Pesquisar no Blog