Faça sua cotação

Blog do Condutor

Diferenças entre preços de Seguros para Carros Novos e Usados

Publicado por Vanessa Luchini em 29-08-2018 10:00

Diferenças entre preços de Seguros para Carros Novos e Usados

A contratação de um seguro é essencial na hora de comprar um carro, seja novo ou usado. Afinal, nunca se sabe quando um imprevisto ou um roubo pode acontecer, não é mesmo? Melhor já sair com o automóvel segurado da loja ou concessionária e não correr nenhum risco!

Mas você já se questionou por que os valores dos seguros de carros novos e usados são tão diferentes? Descubra os fatores que influenciam esses preços e o que torna um seguro mais barato.

O cálculo do prêmio

O cálculo do prêmio

Se você quer contratar um seguro, seja para um carro novo ou usado, saiba que o cálculo do prêmio, ou seja, o valor pago para a sua contratação, não é tão simples. Uma série de fatores entram nessa conta: modelo do veículo, região de circulação, cep de pernoite, preço de mercado, índice de roubos, custos de reparo e de reposição de peças, disponibilidade de peças, estado de conservação e até mesmo condições dos sistemas de segurança do veículo.

A análise não para por aí. Além dos quesitos já citados, o preço da apólice também pode variar conforme:

  1. Perfil do cliente: idade, sexo e estado civil, assim como o envolvimento em sinistros anteriores;
  2. Uso e conservação do veículo: como o carro é usado no dia a dia, o local onde fica estacionado e quem são os possíveis condutores;
  3. Tipo de cobertura: quanto mais coberturas, maior é o valor do seguro.

Bom, podemos dizer que, entre todas essas variáveis, o custo do carro é o fator mais relevante para a formação do preço do seguro, uma vez que em caso de roubo, a seguradora deve reembolsar o valor de mercado do veículo ao cliente. E esse custo tem o mesmo peso tanto para carros novos como para carros usados.

O seguro do carro novo

O seguro do carro novo

Quando pensamos em um carro novo ou “zero quilômetro”, podemos dizer que o valor do seguro será mais elevado se levarmos em consideração o seu valor de mercado. Por essa lógica, quanto mais novo um carro, mais alto o seguro. Por outro lado, o fato do veículo ser um lançamento traz uma série de vantagens para a seguradora. Isso porque:

  1. Há menos exemplares circulando pelas ruas, o que diminui a probabilidade de ocorrências, como roubos e furtos, pelo menos no curto prazo;
  2. Como o veículo tem menos tempo de uso e fabricação recente, a chance de apresentar defeitos mecânicos é bastante reduzida;
  3. As peças de reposição têm custo menor e são facilmente encontradas.

Logo, todos esses aspectos positivos podem contribuir para a redução das taxas de precificação do seguro de um carro novo. Mas, lembre-se: a partir do momento em que você tira o carro zero quilômetro da concessionária, ele já é considerado um seminovo. Ou seja, o valor do seguro já não será mais o mesmo.

O seguro do carro usado

O seguro do carro usado

A mesma lógica utilizada para a determinação do prêmio do seguro de um carro novo é adotada para estabelecer o de um carro usado: o valor de mercado ou preço de venda, índice de roubo, perfil do condutor, custo para reposição de peças, etc. Mas nem sempre o seguro para veículo usado é mais caro. Por isso, não pense que a contratação de seguro para um carro usado é um bicho de sete cabeças! Muito pelo contrário!

No caso de carros usados que sofreram poucas variações entre os modelos ao longo dos anos, cujas peças são mais baratas e fáceis de encontrar e a manutenção tem custo reduzido, o valor do prêmio será menor. Em contrapartida, aqueles que apresentam peças mais caras, de difícil acesso no mercado automobilístico e com grandes repaginações de modelos, o valor será mais alto.

O seguro que cabe no seu bolso!

O seguro que cabe no seu bolso!

Independente do modelo do seu carro, se ele é usado ou novo, a Suhai Seguradora tem um seguro sob medida para você. Só uma especialista em seguro de furto e roubo consegue unir cuidado, proteção, aceitação e custos acessíveis.

E, por ser especialista neste tipo de cobertura, a Suhai oferece o seguro exclusivo de furto e roubo, com preços até 80% mais baratos que o seguro completo!

Você ainda pode contar com assistência 24h em todo o país e um atendimento pronto para auxiliá-lo, sempre que precisar; tudo isso sem burocracia!

Peça uma cotação personalizada para seu corretor ou solicite a indicação de um no site da Suhai Seguradora: www.suhaiseguradora.com

Traga seu carro para a Suhai e fique mais tranquilo!

Cotação seguro roubo furto carro

Categorias: Carro

Escrito por Vanessa Luchini

Vanessa Luchini é a coordenadora de marketing da Suhai Seguradora. Com mais de 15 anos de experiência atuando em grandes Agências de Publicidade, ela cuidou de importantes marcas e empresas de diversos segmentos, desde redes de varejos até líderes em tecnologia e bancos. Mais do que ninguém, ela acredita na responsabilidade do marketing como moderador entre produtos e pessoas. Para ela, a internet não permitiu apenas a conexão entre computadores, mas também foi responsável por conectar empresas com seu público, gerando uma relação mais honesta e transparente. Apaixonada por cães, dançar e curtir a família.


Últimas notícias

Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
Seguro para Moto
Seguro para caminhão
Pesquisar no Blog