Faça sua cotação

É Essencial. É Seguro. É Suhai.

BLOG DO CONDUTOR

Qual a diferença entre seguro de carro x moto?

Publicado por Patrick Faria em 16-11-2016 9:00

Qual a diferença entre seguro de carro x moto?

Conduzir um veículo ou uma moto sempre apresenta algum nível de risco. Isso faz com que o seguro desses meios de transporte se torne uma importante ferramenta para proteger a si mesmo e suas finanças também. Entretanto, existe uma diferença entre seguro de moto e seguro de carro. Você sabe qual é? Veja abaixo, mais informações sobre esse assunto. Confira!

Quer fazer o seguro do seu veículo?

O seguro de um carro ou moto é feito através de um corretor de seguros. O motorista irá contratar uma seguradora confiável e pagará a ela o prêmio do seguro que é o valor cobrado. A partir dessa contratação a seguradora vai se comprometer em pagar a você uma indenização (total ou parcial) caso o bem segurado, que é o seu carro ou moto, sofra algum sinistro previsto na apólice.

Dito isto, veja agora como funciona o seguro para carro e moto:

Funcionamento seguro de carro

Os tipos mais comuns de coberturas para carros são as coberturas básicas (incêndio, furto e roubo) e a cobertura compreensiva que inclui os itens do primeiro e acrescenta cobertura em caso de acidentes. Se houver colisão que envolva outros carros, a cobertura deste terceiro é cobrada à parte.

Funcionamento seguro de moto

O seguro para moto conta com os mesmos serviços e coberturas oferecidos pelo seguro auto e, assim como em qualquer outra modalidade de seguros, o valor é calculado de acordo com o risco; isto é, quanto maior ele for maior será o preço pago para ter o serviço. As avaliações dos riscos se baseiam em dados estatísticos e levam em conta informações como idade e gênero do condutor, utilização e região. Ao optar pela modalidade de seguro para motos você terá que escolher entre duas opções principais:

  • Cobertura compreensiva: como mencionada anteriormente, abrange riscos como incêndio, roubo, colisão, raio, furto e explosão. É um tipo e cobertura mais completa.

  • Cobertura simplificada: inclui os riscos de incêndio, roubo e furto, dependendo da seguradora. Normalmente essa é a cobertura mais barata em relação as outras por ser limitada.

Principais diferenças

Uma das diferenças entre seguro de carros e motos é em relação ao seguro obrigatório DPVAT, vez que este é mais caro para motos devido elas terem mais riscos de se envolverem em acidentes. Já no caso de um carro, o DPVAT é mais barato por ser um veículo que melhor protege o motorista.

De modo geral, em termos de percentuais, a principal diferença entre seguro de carro x moto é que no primeiro o seguro possui um preço menor por ter menos riscos envolvidos com seu uso. Contudo, você deve considerar é a análise de risco feita para seu perfil.

Por que a maioria das seguradoras não fazem seguros para carros e motos com mais de 10 anos?

Por que a maioria das seguradoras não fazem seguros para carros e motos com mais de 10 anos?

Carros e motos com mais de 10 anos de mercado costumam encontrar recusa por parte das seguradoras. Esses veículos além de normalmente terem alto risco de colisão e quebra por conta do estado de conservação, os modelos antigos possuem peças para reparo que são de difícil acesso; seja pela idade ou mesmo porque não são mais fabricados.

Outro motivo pela qual as seguradoras não fazem seguros para carros e motos com mais de 10 anos é devido ao grande risco de roubo e furto para alimentar o mercado ilegal de peças. É fato que quando se pensa em comprar um carro ou moto a opção pelos usados é mais atraente quanto ao preço.

Além disso, o preço do seguro a ser pago não varia tanto em relação ao “zero”, sendo que o preço médio do seguro desses veículos mais antigos não chega nem a 1,5% mais barato que o valor dos seguros de novos.

Uma alternativa inteligente de seguro para estes perfis de carros e motos:

Fazer um seguro de carro ou moto, de qualquer idade, é um meio de você se prevenir caso se envolva em um acidente. Outro ponto importante no seguro de ambos é quanto aos riscos que você corre de ficar sem seu veículo caso ele seja roubado ou furtado. É certo que tendo prudência ao dirigir ou pilotar você consegue evitar riscos de colisão; porém situações de furto ou roubo podem acontecer quando você menos espera.

Diante deste cenário, para que seu veículo não fique desprotegido, a melhor opção de seguro alternativo para quem não consegue fazer o seguro completo, é o seguro EXCLUSIVO de furto e roubo, e no mercado, uma seguradora que vem fazendo muito sucesso com este seguro é a Suhai Seguradora.

O seguro da Suhai te oferece um seguro com até 80% de economia em relação ao seguro compreensivo, facilidade e simplicidade na contratação e ainda assistência 24 em todo Brasil!

Enfim, uma opção inteligente por um preço justo que você pode pagar!

Faça uma cotação sem compromisso com seu corretor! Se não tiver um, busque uma indicação em nosso site: www.suhaiseguradora.com

Resta mais alguma dúvida quanto às diferenças entre seguro de carros e motos? Registre nos comentários!

Cotação Seguro Veículo

Categorias: Moto, Carros

Escrito por Patrick Faria

Patrick Faria é o coordenador de marketing da Suhai. Para ele, a comunicação é fundamental para conectar as pessoas. O que mais fascina o marqueteiro é saber que ele pode interagir, dividir conhecimento e trocar experiências com diversas pessoas em qualquer lugar. Patrick também adora cozinhar e criar novos pratos. Ele acredita que a culinária é uma mistura de arte e química.


Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
Seguro para Moto