Faça sua cotação

É Essencial. É Seguro. É Suhai.

BLOG DO CONDUTOR

Dicas para o motociclista que gosta de pegar estrada com segurança

Publicado por Redação Suhai em 05-08-2015 18:03

A importância do seguro para quem gosta  de pegar a estrada

Uma pausa para viajar e descansar. Isso é o que muitas pessoas buscam depois de uma cansativa jornada de trabalho. Como a circulação de veículos (inclusive os mais pesados) é muitas vezes maior nas estradas, os cuidados com a segurança devem ser redobrados.

Antes, durante e depois de uma viagem de moto, por mais curta que ela seja, é preciso ter alguns cuidados básicos para manter a segurança no trânsito. Assim, uma preparação adequada e com antecipação costuma evitar surpresas desagradáveis.

Preparação para a viagem

preparacao-para-a-viagemO primeiro item a ser pensado, obviamente, é o destino da viagem. Escolha-o com atenção. É importante que você planeja o trajeto antes e tenha sempre em mãos um mapa ou um GPS. Afinal, ninguém gosta de ficar perdido e perder horas do seu merecido descanso, não é mesmo? Destino escolhido? É hora de realizar as revisões na moto...

Revisão da moto

revisao-da-motoUma revisão adequada na sua moto evita os riscos ou inconveniências durante o trajeto. Falhas mecânicas podem ocasionar acidentes imprevisíveis ou fazer com que você perca tempo no acostamento aguardando o conserto.

Antes de viajar é fundamental prestar atenção na calibragem dos pneus, nos itens obrigatórios (retrovisores, farol e lanterna, iluminação da placa traseira, velocímetro, etc.) e nos óleos que o veículo precisa.

Verificar o óleo do motor, óleo de câmbio, fluido de freio e o líquido de arrefecimento, garante que isso não vire uma grande dor de cabeça. Na volta para casa também é importante fazer outra revisão. Se o veículo tiver sido exposto à maresia, por exemplo, é preciso dar uma atenção especial a parte elétrica.

As ações a serem realizadas pelo condutor no trânsito também são fundamentais para a garantia de uma direção segura. Veja quais são elas:

Ações fundamentais de um piloto seguro

Veja as ações fundamentais para manter a segurança no transito:

Estradas ruins

As estradas antigas ou com manutenção precária podem ter pontos de desgaste na junção de placas de concreto. Fique atento a estas armadilhas para que possa desvia-las ou atravessa-las com cuidado.

Curvas

curvas.pngVocê sabia que fazer curvas envolve conceitos da Física? Nos carros, o motorista, durante as curvas, mantém-se praticamente imóvel, nas motos ocorre o contrário. O piloto precisará reduzir a velocidade e deitar o seu corpo (e a motocicleta) para realizar a curva.

Quanto menos a moto inclinar maior será o contato dos pneus com o solo e, portanto, melhor será a aderência e maior será a segurança do piloto. Também é preciso fazer o contra- esterço, se você vai convergir a direita, você terá que esterçar delicadamente o guidom para a esquerda e vice-versa.

Chuva e neblina

chuva-e-neblinaAs condições climáticas também interferem na pilotagem da motocicleta. Quando há chuva, a pista fica escorregadia e a visibilidade dos motoristas(juntamente com a estabilidade do veículo) diminuem. Por isso, é necessário usar roupas impermeáveis (os pingos de chuva podem bater na pele como alfinetadas), reduzir a velocidade e redobrar a atenção.

Agora, se a chuva estiver muito intensa e a visibilidade estiver muito ruim, aja com prudência: estacione em algum lugar seguro e espere a chuva passar. Em caso de neblina, redobre a atenção e não use farol alto. Não faça ultrapassagens e pare em acostamentos somente em casos de emergência.

Sol e calor

sol-e-calorO calor também pode ser prejudicial aos motoqueiros. O uso de roupas inadequadas pode geral queimaduras. Por isso, é necessário utilizar roupas e equipamentos que protegem e até aliviam o calor, como capacetes com ventilação forçadas, luvas impermeáveis, roupas com proteção solar. Para proteger a moto do sol e da chuva, você pode usar uma capa impermeável e com proteção térmica.

Jaqueta com airbag

Em matéria de proteção para o condutor, o item que está ganhando cada dia mais destaque entre os pilotos é a jaqueta especial que vira airbag e protege motoqueiros em caso de queda. Quando o motociclista cai, uma chave presa à moto aciona um dispositivo para inflar a jaqueta. Assim, a técnica diminui o impacto da queda do piloto e o protege de sofrer lesões graves.

Luvas de couro

luvasAlém de darem maior firmeza ao segurar o guidão, as boas e já conhecidas luvas de couro também impedem fraturas em caso de queda. O punho alongado das luvas impede que o vento entre pela manga da jaqueta, o que diminui o desconforto térmico.

Crianças na moto

Segundo o Código Brasileiro de Trânsito é proibido o transporte de crianças menores de 7 anos em motocicletas, motonetas e ciclomotores. Quem desobedece está cometendo uma infração gravíssima, com multa de R$ 191,54 e suspensão da Carteira Nacional de Habilitação.

Limite de velocidade

limites-de-velocidadeOutro fator importante para manter a segurança nas estradas é o respeito ao limite de velocidade das vias com radar. Programe-se com antecedência para chegar ao destino, planejando as paradas para descanso, necessidades fisiológicas e alimentação. Tenha uma boa noite de sono no dia anterior e não comece a viagem se estiver cansado ou com sono. Jamais tenha pressa para chegar ao seu destino.

Esteja em dia com o seguro da moto

esteja-em-dia-com-o-seguro-do-veiculoVocê certamente já ouviu essa frase: é melhor prevenir do que remediar, certo? Com a segurança no trânsito não é diferente. Por isso, se você ainda não tem ou se o seguro da sua moto ainda não foi renovado, entre em contato agora mesmo com uma seguradora. Ela é a forma de proteção mais eficiente para o seu veículo.

Em caso de roubo ou furto da motocicleta, não há risco de perder o bem. Caso ela não seja localizada, haverá a indenização total do valor do veículo. Sem contar que a assistência técnica é de 24h em todo o território brasileiro para panes, trocas de pneus e até mesmo acidentes.

Além de toda assistência prestada por uma seguradora, quando você realiza o seguro, você automaticamente tem maior tranquilidade ao saber que existe uma empresa séria que cuidará da localização da sua moto em caso de roubo e furto. Você se sentindo mais tranquilo no trânsito, as chances de viajar aumentam, não é verdade?

Qual o modelo de moto você utiliza para viajar? Você tem o seguro dela? Não sabe qual seguradora aceita sua moto e possui um preço justo do seguro? Com qual a frequência você realiza suas viagens? Conte para gente nos comentários. Vamos continuar essa conversa!

Cotação seguro roubo furto moto

Categorias: Moto

Escrito por Redação Suhai

A Suhai é uma seguradora que se destaca no mercado nacional com especialização na proteção de motos e veículos de alta sinistralidade. Nossa equipe de profissionais escreve sobre curiosidades, dicas e truques para aumentar a sua segurança no trânsito e a proteção de seu veículo.


Últimas notícias

Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
New Call-to-action
Seguro p