Faça sua cotação

É Essencial. É Seguro. É Suhai.

BLOG DO CONDUTOR

Descubra o significado da placa preta dos veículos

Publicado por Redação Suhai em 07-10-2015 14:02

Descubra o significado da placa preta dos veículos

Os veículos que possuem placa preta têm um valor histórico e grande nível de originalidade. Para os amantes de carros antigos, ter uma placa preta é sinônimo de conquista, pois o carro passa a ser considerado item de coleção. Você tem um veículo chapa preta ou se interessou pelo assunto? Continue a leitura do post!

Como ter um veículo de chapa preta?

Como ter um veículo de chapa preta?Esse modelo de placa exige alguns requisitos: o veículo tem que ter no mínimo 30 anos, manter conservadas as suas características originais de fábrica, ser parte de uma coleção, estar em bom estado, manter a cor original e ter um Certificado de Originalidade reconhecido pelo DENATRAN.

Para obter este certificado, é preciso fazer a avaliação de um clube credenciado pelo DENATRAN ou FBVA. Existem em torno de 120 clubes de carros antigos espalhados pelo Brasil, como Chevrolet Clube do Brasil de Carros Antigos, Clube do Opala de São Paulo, Mustang Clube do Estado de São Paulo e Clube Carioca de Autos Antigos. Para que o órgão emita a nova placa, é necessário uma aprovação prévia de um dos clubes que comprovará se o veículo atende às exigências e especificações.

O que significa a cor das placas

O que significa a cor das placasVocê provavelmente já deve ter visto diversos modelos de placas e se perguntado o que significava cada uma delas. Obter a chapa preta com letras em cinza significa que aquele é um carro de colecionador. Já a placa vermelha identifica os veículos de transporte público e de carga. A placa verde com letras em branco são os veículos em fases de testes, normalmente utilizados por montadoras e oficinas.

Automóveis que trazem letras vermelhas em placas brancas são usados por autoescolas. A placa preta com letra dourada é aplicada em veículos oficiais do governo e das forças armadas. A placa branca com letras em preto são de propriedade da União, estados e municípios. E, por fim, a placa verde e amarela com letras em dourado são usadas pelo representante da Presidência da República e de outros cargos oficiais.

O fim da placa preta

o fim da placa pretaEm 2016 não existirá mais a placa preta, que terá um novo modelo com fundo branco e a letra cinza. O DENATRAN informou que apenas os veículos emplacados a partir de 2015 terão o novo modelo, mas aos poucos todos podem ser substituídos. A placa de colecionador oferece algumas vantagens, como não precisar passar pela inspeção veicular, ter livre trânsito em território nacional e dispensar uso de equipamentos obrigatórios, pois deve manter sempre o veículo em sua composição original.

A prevenção é essencial para sua segurança. Se você tem um carro com chapa preta (ou pretende ter), não se esqueça de fazer um seguro, afinal esse tipo de veículo é uma raridade; o que, consequentemente, acaba chamando a atenção. Ao respeitar as leis de trânsito, o motorista dificilmente se acidentará, já o furto e roubo é algo imprevisível e inesperado. Por isso, procure um corretor de seguro e peça para fazer uma cotação. O seguro não possui franquia e oferece assistência 24h em todo o Brasil.

Você curte carros de colecionadores? Pretende ter um veículo assim? Acha que vale a pena ter a chapa preta? Deixe sua opinião nos comentários! Ah, não se esqueça de assinar o nosso blog para receber nossos artigos em primeira mão.

Cotação seguro roubo furto carro

Categorias: Curiosidades, Carros

Escrito por Redação Suhai

A Suhai é uma seguradora que se destaca no mercado nacional com especialização na proteção de motos e veículos de alta sinistralidade. Nossa equipe de profissionais escreve sobre curiosidades, dicas e truques para aumentar a sua segurança no trânsito e a proteção de seu veículo.


Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
Seguro para Moto