Faça sua cotação

É Essencial. É Seguro. É Suhai.

BLOG DO CONDUTOR

Depois de beber, em quanto tempo posso voltar a dirigir?

Publicado por Patrick Faria em 19-07-2017 10:00

Depois de beber, em quanto tempo posso voltar a dirigir?

Todo mundo sabe que, quando se bebe alguma substância alcoólica, o ideal é não dirigir. Entretanto, é comum ver motoristas circulando pela cidade depois de sair de festas, happy hours ou até mesmo do restaurante após aquela cervejinha na hora do almoço. Mas, afinal, depois de beber, em quanto tempo posso voltar a dirigir?

Entenda a Lei Seca

Em 2012, a Lei Seca sofreu alterações e o rigor em sua fiscalização aumentou.

A lei, de número 11.705, determina que o motorista flagrado pelos agentes de trânsito com nível de álcool acima de 0,1 mg/l no sangue ou com comportamento suspeito de embriaguez seja punido.

Considerada infração gravíssima, o ato pode resultar na apreensão do veículo e até na suspensão da habilitação, além de contar os sete pontos na carteira.

Dependendo da situação, a punição pode ser ainda pior: quem apresentar níveis acima de 0,3 mg/l, pode ser detido por um período que varia de 6 meses a 1 ano.

Mesmo com a lei vigente e os trabalhos de conscientização do Detran, CET e outros órgãos por meio de campanhas educativas, existe sempre aqueles que insistem em se arriscar.

Como já diria o velho ditado, quem avisa amigo é. Por isso, listamos abaixo algumas dicas de segurança sobre beber e dirigir que servem de alerta.

Quanto tempo o álcool fica no meu sangue?

Quando você bebe alguma substância alcoólica, ela fica concentrada no seu sangue. Para eliminar uma dose de álcool, por exemplo, é preciso esperar uma hora, porém, este tempo pode mudar de acordo com o metabolismo de cada pessoa.

Ou seja, se você beber dois copos de vinho, terá que esperar duas horas para poder dirigir. Se beber cinco copos de cerveja, serão cinco horas.

Qual o consumo seguro de álcool para voltar a dirigir?

Segundo dados da Polícia Federal, o limite legal de concentração de álcool no sangue no Brasil é de 0,1 mg/l. Para se ter uma ideia, é preciso de 6 a 8 horas até que todo o álcool presente no seu organismo seja eliminado.

Para a sua segurança, o ideal é, se você está dirigindo, não consumir nenhum tipo de bebida alcóolica!

Cuidado com os produtos que contêm álcool

Parece besteira, mas até um simples bombom com licor ou o uso de um antisséptico bucal podem lhe causar problemas no teste do bafômetro.

Se ele for realizado logo após o consumo desses produtos, é possível que identifique a presença de álcool no seu sangue.

Fique atento à sua segurança

A Suhai Seguradora, especialista em seguro de furto e roubo de motos e carros, antenada nesta esta lei, se preocupa com a proteção dos veículos e de seus segurados e deixa aqui um recado importante:

Qualquer quantidade de álcool ingerida, por mínima que seja, diminui os reflexos, fazendo com que a pessoa perca as condições para dirigir, colocando em risco a vida não apenas do motorista, mas dos passageiros no veículo e das pessoas à sua volta.

Assim sendo, se beber não dirija, e se não tiver seguro para seu veículo, faça já uma cotação do seguro Suhai com seu corretor, com preços até 80% mais baratos que o seguro completo, sem franquia e com assistência 24 em todo Brasil.

Conhece mais alguma dica importante? Conte para nós! Aproveite e compartilhe estas informações em suas redes sociais!

Cotação Seguro Veículo

Categorias: Prevenção

Escrito por Patrick Faria

Patrick Faria é o coordenador de marketing da Suhai. Para ele, a comunicação é fundamental para conectar as pessoas. O que mais fascina o marqueteiro é saber que ele pode interagir, dividir conhecimento e trocar experiências com diversas pessoas em qualquer lugar. Patrick também adora cozinhar e criar novos pratos. Ele acredita que a culinária é uma mistura de arte e química.


Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
Seguro para Moto