Faça sua cotação

É Essencial. É Seguro. É Suhai.

BLOG DO CONDUTOR

Como consultar o IVR (Índice de Veículos Roubados)?

Publicado por Patrick Faria em 18-10-2017 10:00

Como consultar o IVR (Índice de Veículos Roubados)?

O assunto hoje no blog é o IVR (Índice de Veículos Roubados), um sistema localizado no site da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) que permite a consulta de estatísticas de roubos e furtos de veículos segurados no mercado brasileiro.

O IRV é obtido a partir da divisão do número de sinistros (a soma entre dos casos de roubos e furtos) pelo número de veículos segurados de cada modelo em determinada região, de acordo com os últimos dados enviados pelas companhias de seguro.

As etapas da consulta ao Índice de Veículos Roubados

Conhecer a lista dos carros mais roubados é uma das formas de se prevenir e evitar imprevistos. A consulta personalizada ao IRV (Índice de Veículos Roubados) acontece por meio dos seguintes filtros:

  • Categorias tarifárias (divididas por carros de passeio nacionais, importados, motocicletas e veículos de carga, entre outros);
  • Regiões (Brasil todo, por estado ou macrorregiões);
  • Ano do Modelo;
  • Sexo do condutor;
  • Faixa etária do condutor;
  • Tipo de ordenação (dividido por veículo, índice crescente ou decrescente).

Após preencher as etapas e clicar em “processar”, o visitante do site da SUSEP, que é o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro no Brasil, encontra uma tabela dividida em quatro colunas:

  1. Modelo do veículo;
  2. Índice de Roubos/Furtos (em %, é a divisão do Número de Sinistros pelo número de Veículos Expostos);
  3. Veículos Expostos (números não absolutos, que variam em função dos contratos de seguro e suas datas de vencimento, que são mensais. Quando em quantidade pequena, a própria SUSEP diz que eles não garantem credibilidade ao índice);
  4. Número de Sinistros (soma das ocorrências de furto e roubo).

Dicas na hora de escolher um seguro para um modelo visado

Se você ficou em dúvida sobre qual automóvel escolher após a consulta ao IVR, nós temos algumas dicas que podem te ajudar.

É fundamental, ainda que a sua escolha esteja entre os veículos mais visados de acordo com a SUSEP, avaliar alguns itens, como conforto, custo-benefício e praticidade.

Outro fator muito importante e que deve ser levado em consideração na hora da compra é a escolha do seguro. Afinal, quanto mais alto o índice de roubos e furtos do modelo, maior será a taxa cobrada, não é mesmo?

Na Suhai Seguradora, contudo, isso é diferente! O Seguro exclusivo de Furto e Roubo, com Assistência 24 horas em todo o Brasil, possui aceitação para todos os modelos de carros e motos, independentemente da marca, ano e utilização.

E o melhor: com um preço que cabe no seu bolso, podendo custar até 80% mais barato que o seguro completo! Com isso, você pode escolher o veículo que desejar, sem se preocupar com a aceitação do seguro dele.

E então, conseguiu consultar o Índice de Veículos Roubados sem problemas? Conte para nós sua experiência e tire eventuais dúvidas nos comentários abaixo!

Cotação Seguro Veículo

Categorias: Curiosidades

Escrito por Patrick Faria

Patrick Faria é o coordenador de marketing da Suhai. Para ele, a comunicação é fundamental para conectar as pessoas. O que mais fascina o marqueteiro é saber que ele pode interagir, dividir conhecimento e trocar experiências com diversas pessoas em qualquer lugar. Patrick também adora cozinhar e criar novos pratos. Ele acredita que a culinária é uma mistura de arte e química.


Últimas notícias

Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
Seguro para Moto
Seguro p