Faça sua cotação

Blog do Condutor

Conheça 6 equipamentos de segurança para carros que são indispensáveis

Publicado por Vanessa Luchini em 29-10-2018 10:30

236588-conheca-x-equipamentos-de-seguranca-para-carros-que-sao-indispensaveisFreios, luzes e cintos de segurança são ferramentas básicas muito importantes para o seu veículo, mas outros acessórios também são fundamentais para garantir a sua proteção, a do seu carro e a de pedestres e outros motoristas.

Além de ser essencial para evitar acidentes e auxiliar o motorista até a chegada do seguro, o uso de equipamentos de segurança é previsto em lei — o não cumprimento pode resultar em multas e pontos na CNH.

Neste post, você vai conferir os principais equipamentos de segurança para carros e a importância de cada um deles. Acompanhe!

1. Kit estepe

Muita gente só reconhece a importância do kit estepe quando um pneu precisa ser trocado e percebe que as ferramentas necessárias não estão no carro. O kit é composto por chave de roda, macaco, triângulo e o próprio estepe — obrigatório em todos os veículos.

Assim como os outros pneus do veículo, o estepe deve estar sempre calibrado e balanceado. As demais ferramentas precisam passar por manutenção periódica. Esses cuidados vão evitar imprevistos quando você precisar recorrer ao kit.

2. Airbag

Item obrigatório para automóveis fabricados no Brasil a partir de 2014, o airbag tem a função de proteger o motorista e os passageiros do veículo em caso de colisões.

No momento em que ocorre uma desaceleração brusca, bolsas de ar são infladas, que amortecem o impacto dos ocupantes do carro e evitam lesões que poderiam levar à morte.

3. Freios ABS

O sistema de freio antitravamento, ou ABS, é acionado em frenagens repentinas e ajuda a impedir o bloqueio do volante. Dessa forma, as rodas não são travadas nem derrapam por falta de aderência com o solo, evitando a ocorrência de diversos acidentes.

Assim como o airbag, os freios ABS se tornaram obrigatórios para todos os carros fabricados no Brasil a partir de 2014.

4. Extintor

Indispensável para o seu carro, o extintor é muito útil em caso de incêndios. Com o auxílio desse item, você mesmo poderá ser capaz de salvar a sua vida e de proteger o veículo.

O modelo de extintor mais indicado é o ABC, que apaga princípios de incêndio causados pela parte elétrica do automóvel, líquidos combustíveis ou materiais sólidos — tipo BC é eficaz apenas contra chamas causadas pela parte elétrica e por líquidos combustíveis.

Apesar de ser muito importante para o dia a dia ao volante, o extintor deixou de ser obrigatório em 2015. Ainda que o uso seja facultativo, não deixa de investir nesse item para garantir ainda mais segurança ao dirigir.

5. Buzina

Você sabia que alguns acessórios usuais também são considerados itens de segurança? É o caso da buzina, que serve como um tipo de alerta no trânsito, chamando a atenção de outros motoristas, de pedestres e até mesmo de animais para situações de perigo ou risco de colisão.

Não dá para imaginar um carro sem a buzina, não é mesmo? Só não se esqueça de usá-la de forma adequada. Buzinar em horários ou locais proibidos pela sinalização — perto de hospitais, por exemplo — é uma infração de trânsito passível de multa.

6. Limpador de para-brisa

Outro acessório aparentemente comum, mas que também é considerado um item de segurança, é o limpador de para-brisa. Ele é essencial principalmente em dias chuvosos, quando é usado para remover o excesso de água e possíveis sujeiras, melhorando a visibilidade do condutor.

Mas lembre-se: ele só vai garantir a sua segurança em dias de chuva se estiver em perfeitas condições de uso!

 

Além de contar com todas as ferramentas que mostramos até aqui, você também precisa investir em um seguro automotivo para ter ainda mais segurança. Saiba mais sobre isso no próximo tópico!

Não corra mais riscos: proteja seu veículo com a Suhai Seguradora

Você sabia que um veículo é roubado ou furtado a cada minuto no Brasil? Se você acha o seguro muito caro ou se o seu veículo não é aceito pelas tradicionais seguradoras, saiba que é possível evitar esses problemas contratando o seguro Suhai.

Na Suhai Seguradora, aceitamos motos, carros e caminhões de qualquer marca, modelo e ano, inclusive os mais antigos. Por termos um seguro exclusivo contra roubo e furto, nossos preços chegam a custar até 80% mais baratos que um seguro completo — e você ainda conta com assistência 24 horas em todo o Brasil.

Quer saber mais sobre nosso produto e garantir a proteção do seu veículo? Então, solicite uma cotação personalizada para seu corretor ou peça a indicação de um em nosso site: www.suhaiseguradora.com.Cotação seguro roubo furto carro

Categorias: Carro, Dicas, Curiosidades

Escrito por Vanessa Luchini

Vanessa Luchini é a coordenadora de marketing da Suhai Seguradora. Com mais de 15 anos de experiência atuando em grandes Agências de Publicidade, ela cuidou de importantes marcas e empresas de diversos segmentos, desde redes de varejos até líderes em tecnologia e bancos. Mais do que ninguém, ela acredita na responsabilidade do marketing como moderador entre produtos e pessoas. Para ela, a internet não permitiu apenas a conexão entre computadores, mas também foi responsável por conectar empresas com seu público, gerando uma relação mais honesta e transparente. Apaixonada por cães, dançar e curtir a família.


Últimas notícias

Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
Seguro para Moto
Seguro para caminhão
Pesquisar no Blog