Faça sua cotação

Blog do Condutor

Confira as principais performances de motos velozes

Publicado por Redação Suhai em 26-08-2015 10:57

Confira as principais performances de motos velozes

Para os amantes da combinação moto e aventura, as práticas esportivas em duas rodas são um prato cheio. As modalidades atendem a todos os gostos quanto às cilindradas, velocidade e ousadia. Você é um amante da adrenalina e velocidade sobre duas rodas? Confira algumas das mais radicais em nosso post de hoje:

Motocross ou MX

motocrossCompetições realizadas com motos no estilo “off-road” apresentam manobras radicais em circuitos fechados de estradas de terra que podem chegar a 2 km de distância. Os trajetos são formados por declives, curvas e pequenos morros naturais do terreno mostram um show de manobras e saltos para os adoradores da modalidade.  Entre as subcategorias praticadas dentro do MX estão o Freestyle Motocross, Supercross, Arenacross, Enduro e Trial.

Como acontecem em estradas de terra, os principais eventos deste esporte ocorrem no interior dos estados. Os mais conhecidos são o Campeonato Brasileiro de Motocross e o Campeonato Brasil/Nordeste de Motocross. Os modelos “off-road” possuem maior tração na terra e exigem uma alta potência de motor. Entre os principais modelos com alto desempenho, podemos citar o Honda NXR 125 Bros e a BMW R 1200 GS, respectivamente com 124,8 e 1200 cilindradas.

Motowheeling

motowheelingO Wheeling, que também pode ser conhecido como “Stunt” é um conjunto de manobras radicais na qual o piloto conduz a moto apoiada em uma única roda, derrapando em alta velocidade. Normalmente é praticado em ruas de asfalto e o maior desafio é o ato de se equilibrar com a moto empinada, controlando o equipamento apenas com um dos freios.

Entre as diversas submanobras que foram se aperfeiçoando desde a chegada do esporte no Brasil, em 1980, podemos citar a “No hands”, quando a moto é empinada sem que o piloto utilize as mãos, a “Zerinho”, quando são feitos giros com a moto empinada e “Enceradeira”, quando o piloto encosta a mão no chão enquanto empina a moto, entre outras. A modalidade reúne os fãs anualmente no Campeonato Nacional de Wheeling.

As potências das motos para wheeling costumam variar de 50 cc a 1200 cc, e normalmente não possuem carenagem pois, quanto mais leves, são melhores para fazer as manobras. Seus exemplares costumam ser modificados da versão original para se adequar às necessidades de agilidade do esporte e também ao seu estilo agressivo. Por isso, recebem o nome de “Streetfighter”.

Algumas partes como faróis, painel e setas podem ser retiradas, já os pneus são calibrados com baixa pressão para terem mais aderência ao asfalto. Entre os modelos customizados mais famosos está a Ducatti Street Figther de 1099 cilindradas.

Globo da Morte

globo-da-mortePara os mais radicais e ousados, o chamado Globo da Morte pode ser uma grande atração. A modalidade acontece dentro de uma jaula em aço e em formato de globo, com capacidade de 1 a 4 motoqueiros por vez. A aventura está em fazer o percurso circulando por toda a esfera da jaula. O globo da morte é muito popular nos circos e parques de diversões que viajam ao redor do país.

Para estas e outras modalidades de aventuras, independente da moto que tenha, é importante nunca se descuidar dos itens de segurança para pilotar sua máquina e aderir o seguro da moto para que tenha total segurança e tranquilidade no translado da mesma.

Se você deseja saber mais sobre um plano de seguro ideal para estes tipos de motos, procure um corretor de seguro e peça para fazer uma cotação de furto e roubo. Este tipo de seguro tem sido bastante procurado pelos motociclistas pela excelente relação custo-benefício que oferece, pois não possui franquia e oferece assistência 24h. Por não aderir outras coberturas, tais como colisão e incêndio, acaba ficando bem mais barato que um seguro compreensivo.

Com uma boa dirigibilidade e respeitando as leis de trânsito, dificilmente o motociclista acaba se colidindo, já o furto e roubo, nunca sabemos quando e onde pode acontecer. Por isso, é importante não se locomover com a sua moto sem ter uma proteção para ela.

Você é um piloto e já se aventurou em alguma manobra radical? Deixe um comentário contando a sua experiência!

Cotação seguro roubo furto moto

Categorias: Moto

Escrito por Redação Suhai

A Suhai é uma seguradora que se destaca no mercado nacional com especialização na proteção de motos e veículos de alta sinistralidade. Nossa equipe de profissionais escreve sobre curiosidades, dicas e truques para aumentar a sua segurança no trânsito e a proteção de seu veículo.


Últimas notícias

Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
Seguro para Moto
Seguro para caminhão
Pesquisar no Blog