Faça sua cotação

É Essencial. É Seguro. É Suhai.

BLOG DO CONDUTOR

Confira 5 dicas para manutenção de moto

Publicado por Patrick Faria em 29-09-2016 18:05

confira-5-dicas-para-manutencao-de-moto.jpg

Todos nós sabemos que a motocicleta tem como uma das suas principais características a velocidade. Trata-se de um veículo rápido que, por isso, merece manutenção frequente. Uma pilotagem segura precisa, antes de mais nada, checar alguns itens importantes para o bom funcionamento do veículo, como bateria, freios, pneus, corrente etc.

Algumas dicas básicas de manutenção de moto podem ajudar a conservar seu veículo seguro e livre de surpresas! Continue sua leitura e confira quais são elas!

1. Freio

Freio.jpgPara parar, em qualquer situação, você precisa que os freios estejam funcionando muito bem, por isso é essencial que sejam verificados com frequência. Para as motosque contam com freio a disco, a checagem torna-se mais fácil devido ao desgaste das pastilhas, o que o próprio motociclista pode observar. Já nos modelos que possuem freios a tambor, essa checagem fica mais difícil, sendo necessário que ele seja removido para análise.

Com o tempo, o motociclista vai se familiarizando com a máquina e com alguns problemas que pode encontrar pela frente, como os que acontecem com os freios, que podem ser percebidos facilmente. Os freios a tambor que usam lona, por exemplo, podem fazer ruído quando estão com desgaste.

Um cuidado a mais que se deve ter com esse tipo de freio é observar a elasticidade das molas das lonas porque, se estiverem com problema, podem travar a roda e trazer risco à segurança. Então, fique de olho nos freios e procure um mecânico de confiança se notar qualquer sinal de problema.

 

2. Bateria

Bateria.jpgBaterias que não são seladas podem ter seu nível de água baixo. O que terá que fazer é remover adequadamente a bateria da moto e completar cada reservatório com água destilada, que você poderá encontrar em postos de gasolina e farmácias.

Nunca use água comum, de torneira ou mineral, porque ela oxida o interior da bateria. No verão, e em motos que ficam muito tempo estacionadas sob o sol, essa verificação deve ser mais frequente.

 

3. Corrente

Corrente.jpgcorrente da moto merece atenção especial. Ela precisa estar sempre lubrificada e sem muita folga, detalhes que são essenciais para a segurança do motociclista.

Com o tempo, a corrente da motocicleta vai perdendo a lubrificação, e o problema se acentua em dias de chuva ou quando a pilotagem ocorre em regiões com muita terra ou areia. A dica é lubrificar a corrente toda vez que trafegar na chuva. Lubrifique a corrente com o óleo indicado, aplicando com um pincel em toda a extensão da corrente. O ideal é lubrificar a corrente a cada 500 quilômetros rodados em asfalto.

A folga da corrente é outro problema que merece checagem a cada mil quilômetros rodados. Ela vai ficando abaulada com o tempo e necessita de ajuste frequente. Verifique no manual de sua moto a indicação do momento em que vai precisar de ajuste. De qualquer forma, observe e informe ao seu mecânico.

 

4. Óleo do motor na manutenção de moto

Oleo-do-motor.jpgÉ muito importante para a vida útil do motor que os prazos para a troca de óleo sejam seguidos à risca. Você pode escolher a marca de sua preferência, mas é imprescindível que siga a recomendação quanto à viscosidade indicada pelo fabricante. Verifique no manual do proprietário!

Abra o compartimento e verifique o nível de óleo, que deve estar entre as marcas “mínimo” e “máximo”. Estando abaixo do nível mínimo, preencha com o lubrificante até o nível normal.

 

5. Pneus

Pneus.pngA calibragem e o bom estado dos pneus são fatores muito importantes na manutenção de moto e simples de serem feitos, pois tanto a calibragem quanto o estado dos pneus podem ser facilmente observados. A calibragem pode ser verificada a cada ida ao posto de combustível. Quanto ao estado dos pneus, é só trocá-los se estiverem gastos. A indicação de troca é a cada cinco anos, a não ser que estejam visivelmente gastos.

Existem muitos outros itens que necessitam de manutenção periódica! Mas essas dicas simples de manutenção de moto são muito importantes e podem ser feitas por você!

 

 

Seguro da Moto: Uma dica de seguro acessível

Seguro-para-moto.jpegTão importante quanto realizar a manutenção da sua moto, é protege-la contra furtos e roubos, uma prática que vem crescendo a cada ano, principalmente nas principais capitais.

Hoje em dia, encontrar um seguro com preço acessível para motos, não é nada fácil, mas a Suhai Seguradora, especializada na cobertura de Furto e Roubo, oferece um seguro que vem de encontro com a necessidade dos motociclistas.

O seguro da Suhai tem aceitação para todos os modelos de motos, de qualquer marca ou ano, ausência de franquia, perfil simplificado, facilidade de contratação e ainda um preço até 80% menor que o seguro completo.

No seguro completo a franquia para colisões é relativamente elevada e já seria arcada pelo Segurado. Dirigir com mais cautela tanto para evitar acidentes como para evitar as multas é uma forma de você também controlar seu risco e não dispender valores mais elevados com seguro

O seguro de furto e roubo da Suhai ainda oferece assistência 24h em todo Brasil, muito importante para quem gosta de viajar com sua moto.

Se deseja receber uma cotação do seguro Suhai para sua moto, cote já com seu corretor; e se não tiver, solicite já uma indicação no site da Cia.

www.suhaiseguradora.com 

É Essencial. É Seguro. É Suhai.

 

O que acha de compartilhá-las com seus amigos no Twitter?  Boa sorte!

Fontes de Imagens: bit.ly/2dxJRln bit.ly/2dDkgEg bit.ly/2ddvBwh bit.ly/2dv8A5N bit.ly/2deylbl bit.ly/2daXjfACotação seguro roubo furto moto

Categorias: Moto, Prevenção

Escrito por Patrick Faria

Patrick Faria é o coordenador de marketing da Suhai. Para ele, a comunicação é fundamental para conectar as pessoas. O que mais fascina o marqueteiro é saber que ele pode interagir, dividir conhecimento e trocar experiências com diversas pessoas em qualquer lugar. Patrick também adora cozinhar e criar novos pratos. Ele acredita que a culinária é uma mistura de arte e química.


Últimas notícias

Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
Seguro para Moto
eBook - Seguro para caminhão