Faça sua cotação

É Essencial. É Seguro. É Suhai.

BLOG DO CONDUTOR

Como utilizar a carretinha para carros sem desrespeitar a legislação

Publicado por Patrick Faria em 19-05-2017 11:23

Como utilizar a carretinha para carros sem desrespeitar a legislação

Boa opção para levar cargas a mais nas viagens, as carretinhas para carros têm de obedecer à legislação de trânsito vigente para evitar multas, apreensões e outras dores de cabeça. Independente do material com que são feitos, do tamanho e do peso suportado, esses reboques devem ter – por questões legais e de segurança – placa e sua respectiva iluminação, documentação em dia, luzes de freio e seta, pneus em ordem, faixas refletivas nas laterais e atrás, para-choque traseiro, para-lamas, lanternas e pisca-alerta.

Não nos esqueçamos, ainda, que as carretinhas devem estar devidamente encaixadas e energizadas aos engates traseiros dos veículos! Lembremos que esse tipo de reboque é ideal para o transporte de outros veículos de menor porte, entre eles motocicletas de velocidade e cross e jet skis.

Abaixo, o blog dá algumas dicas de como utilizá-las de forma legal e segura. Confira!

Atente ao peso carregado e à categoria da CNH do condutor

Motoristas habilitados na categoria B só podem transportar carretinhas e suas respectivas cargas com até 3,5 toneladas de peso bruto total. Acima disso e até 6 toneladas, é necessária CNH da categoria C. Caso o peso bruto de reboque mais carga esteja acima dos 6 mil quilos, somente habilitados na categoria E podem conduzi-los, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Registro e licenciamento obrigatórios

Proprietários de carretinhas, mesmo isentos do pagamento de IPVA e do Seguro Obrigatório, devem registrá-las no respectivo Departamento de Trânsito (Detran) da cidade onde reside e informá-lo sobre eventuais mudanças de cidade ou transferência de propriedade, por exemplo. Além de pagar anualmente o licenciamento, um dos principais itens checados em fiscalizações por autoridades competentes.

Sistema de iluminação em ordem

Junto ao licenciamento anual, o sistema de iluminação do reboque também é alvo constante de fiscalizações de rotina. É importante checar periodicamente pisca-alerta, colocação de faixas refletivas e luzes de freio e seta, entre outros itens. Não esqueça da ligação de energia entre o reboque e o engate mais adequado para o seu veículo (consultar manual do proprietário). Tenha ainda em mente que todas as sinalizações traseiras do seu veículo devem ser também as da carretinha.

Seguro para carretinha

Seguro para carretinha

Não existe um seguro específico para as “carretinhas”, pois além de não existir tabela FIPE para esta precificação, este veículo é considerado como um reboque pelas seguradoras. De outro lado, para os veículos que carregam as carretinhas, existe aceitação, porém muitas vezes, pelos perfis deste veículos, muitos deles utilitários, pick-ups e caminhonetes, acabam não tendo opções baratas e acessíveis para o seguro completo. Uma opção de seguro alternativo, nestes casos, é o seguro de Furto e Roubo, e a Suhai Seguradora é exclusiva nesta cobertura, com preços até 80% mais barato que um seguro completo, assistência 24h em todo Brasil, ausência de franquia e aceitação para todos modelos de carros, de qualquer marca ou ano.

Se deseja fazer uma cotação, procure já o seu corretor. Se não tiver, solicite um no site: www.suhaiseguradora.com.

Hoje demos algumas dicas de como utilizar a carretinha sem desrespeitar a legislação de trânsito. E você, gostaria de sugerir alguma outra? Escreva nos comentários!

Cotação Seguro Veículo

Categorias: Moto, Carros

Escrito por Patrick Faria

Patrick Faria é o coordenador de marketing da Suhai. Para ele, a comunicação é fundamental para conectar as pessoas. O que mais fascina o marqueteiro é saber que ele pode interagir, dividir conhecimento e trocar experiências com diversas pessoas em qualquer lugar. Patrick também adora cozinhar e criar novos pratos. Ele acredita que a culinária é uma mistura de arte e química.


Últimas notícias

Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
Seguro para Moto
Seguro p