Faça sua cotação

Blog do Condutor

Como uma seguradora calcula o valor do seu seguro de automóvel

Publicado por Patrick Faria em 18-09-2015 17:49

Entenda-como-uma-seguradora-calcula-o-valor-do-seu-seguro-de-automovel

Nos últimos anos, o governo federal estimulou a indústria automobilística para garantir milhares de empregos no setor. Na forma de incentivos fiscais, as empresas puderam aumentar a produção mês a mês, garantindo a mão de obra e aumentando a quantidade de veículos disponíveis para venda.

Nesse cenário, cresceu também a procura por seguro auto, e muitos proprietários de veículos pensam que o custo do serviço é elevado. Mas são muitos os fatores que influenciam uma seguradora na hora de determinar esse preço. Quer entender como uma seguradora calcula o valor do seguro? Então leia este post:

O cálculo do valor do seguro

O seguro é calculado com base no perfil da pessoa segurada. Portanto, duas pessoas que nasceram no mesmo dia, mas que seguiram caminhos diferentes — embora possuam muitas características semelhantes — provavelmente pagarão valores diferentes no seguro auto. Por exemplo: alguém que mora em um bairro residencial com maiores índices de roubo de veículos pagará mais do que outra pessoa que vive em uma região mais segura.

Outro ponto importante é o histórico de acidentes que um motorista tem. Se você passou por muitos acidentes, também deverá pagar mais. Para aqueles que nunca acionaram o seguro, o bônus pode representar redução de até 40% em relação a um seguro de primeira contratação. Outras características como local de trabalho do proprietário, onde o veículo passa a noite e se o carro tem dispositivo de bloqueio também contam para a definição do perfil do segurado.

A influência do tipo de veículo

A marca, o ano de fabricação, o estilo e o valor influenciam no valor do seguro auto. Veículos mais antigos possuem o seguro proporcionalmente mais caro, pois os custos de assistência são maiores, os custos de reparo são similares aos de veículos novos e, ainda, alguns são muito visados para roubo devido ao desmanche de peças.

Há opções de contratação de assistências que cobrem até a residência e hotel para PET em viagem que logicamente tem o custo repassado para o preço do seguro. Há também opções bem básicas de assistência mais baratas para as situações emergenciais específicas para o veículo, como: reboque em caso de acidente ou pane, carga de bateria, abertura de veículo em perda de chaves e serviço de troca de pneus.

Quanto à cobertura do veículo, em geral as seguradoras oferecem a cobertura compreensiva, que abrange colisões parciais, colisões com indenização integral e o roubo ou furto. Mas também há opções para cobertura exclusiva para, por exemplo, indenização integral por roubo ou furto.

A franquia no seguro auto

A franquia é um valor obrigatório a ser pago à seguradora nos casos de cobertura de danos parciais para que ela conserte o seu veículo segurado. Quanto maior o valor dela, menor será o seu seguro, pois a seguradora só pagará os consertos com valores superiores ao da franquia.

Por exemplo: se você tem uma franquia de R$ 1.000,00 e tem um conserto a ser realizado, a seguradora só pagará a partir desse valor. Sendo assim, se a franquia for mais elevada, fará com que a seguradora economize, deixando o seguro mais barato. Há 3 tipos de franquia:

  1. A normal tem valor alto, mas deixa o valor do seguro menor;

  2. A reduzida é indicada para quem vai usar o seguro com frequência;

  3. A majorada deixa o valor do prêmio menor, mas tem o valor dobrado em relação à normal. Normalmente, ela só é acionada em acidentes mais graves.

Os tipos de cobertura

A cobertura também é um fator muito relevante na precificação e pode lhe ajudar a decidir qual é a modalidade de seguro que melhor se enquadra para o perfil de veículo que deseja segurar.

Conheça abaixo as coberturas que você pode contratar junto ao seu corretor:

  • A compreensiva: cobre furto, roubo, colisão, incêndio, terceiros e assistência 24 horas;

  • A parcial: furto, roubo e assistência 24h;

  • A de RC: só contra terceiros.

O seguro ideal para você

Não há um tipo perfeito, pois cada situação definirá o que deve ser escolhido por segurado. É importante que um corretor de seguros analise seu perfil, pois ele tem conhecimento para indicar o melhor seguro auto.

Agora que você já sabe como uma seguradora calcula o valor do seguro, conte para nós: que tipo de serviço você escolherá? Deixe um comentário!

 

 Cotação seguro roubo furto carro

Categorias: Curiosidades

Escrito por Patrick Faria

Patrick Faria é o coordenador de marketing da Suhai. Para ele, a comunicação é fundamental para conectar as pessoas. O que mais fascina o marqueteiro é saber que ele pode interagir, dividir conhecimento e trocar experiências com diversas pessoas em qualquer lugar. Patrick também adora cozinhar e criar novos pratos. Ele acredita que a culinária é uma mistura de arte e química.


Últimas notícias

Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
Seguro para Moto
Seguro para caminhão
Pesquisar no Blog