Faça sua cotação

É Essencial. É Seguro. É Suhai.

BLOG DO CONDUTOR

Como rebocar adequadamente uma moto em casos de urgência?

Publicado por Rachel Soares em 12-02-2018 10:30

como-rebocar-moto-em-casos-de-urgencias.jpg

Um dos pesadelos de todo motociclista é ver sua moto parar de funcionar no meio da rua, seja por causa de um acidente, falta de combustível ou por algum problema mecânico ou elétrico.

Na hora de rebocar o veículo, todo cuidado é pouco para garantir a sua segurança e a de sua moto. Realizar o transporte sem os cuidados adequados, além de aumentar as chances de um acidente de trânsito, pode causar problemas como rachaduras na carenagem, trincas nas rodas, comprometimento do amortecedor, entre outros danos.

Fique atento à legislação para rebocar motos

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), uma moto pode ser rebocada desde que não se sobressaia ou se projete pela frente do veículo de transporte.

É preciso ficar atento: a placa do veículo de transporte não pode ser coberta pela moto rebocada. Nesses casos, é preciso instalar uma segunda placa, que pode ser solicitada no Detran de seu Estado.

Contrate um reboque certificado

O reboque é a opção mais comum e segura para transportar motos, pois as empresas que oferecem esse serviço atendem a todas as conformidades da lei, seja no que diz respeito ao registro, placa ou normas de segurança.

Existem diferentes tipos de reboques disponíveis no mercado, mas muitos são feitos especificamente para determinadas marcas e modelos. Por isso, é muito importante que você escolha um reboque que esteja de acordo com o modelo de sua moto.

Transporte em um caminhão ou carreta

Se você vai transportar sua moto sobre outro veículo, como um caminhão ou carreta, o principal cuidado é amarrá-la na carroceria para que ela não caia.

O calço de roda — peça metálica que serve para abrigar a roda da frente da moto e impedir que ela se mova durante o transporte — é um dos equipamentos mais utilizados para este fim.

Para amarrar a moto no veículo de transporte, prefira cintas que tenham fivelas de metal e placas de aperto dentadas. Elas devem ser presas firmemente em uma superfície segura do caminhão ou carreta.

Reboque por outra moto

Em casos de extrema necessidade, sua moto pode ser rebocada por outra moto, usando uma corda. No entanto, a prática deve ser feita apenas por motociclistas experientes, em velocidade baixa e com a corda esticada ao máximo.

O primeiro passo é encontrar uma corda de 4 a 6 metros e amarrar junto a ela uma tira de nylon ou um arame de cerca de 2,5 cm.

Com a corda em mãos, amarre uma de suas extremidades em torno da pedaleira direita da moto a ser rebocada e a outra extremidade na pedaleira oposta do veículo rebocador. Ambos os pilotos precisam segurar a corda firmemente com o pé.

Existem diferentes formas de rebocar sua moto com uma corda, mas essa é uma das mais indicadas. Se o reboque der errado, fica mais fácil soltar a corda e evitar um acidente.

Conte com a Assistência 24h do seguro de sua moto

O jeito mais econômico de rebocar sua moto, é acionar a assistência 24h da seguradora responsável pelo seguro de sua moto. O problema é que muitos motociclistas ainda não possuem seguro em virtude do preço alto e falta de aceitação, mas isso agora não é mais problema. Com o Seguro Exclusivo e Furto e Roubo da Suhai para sua moto, você conta com assistência 24 horas, por um preço até 80% mais barato que o seguro completo, ausência de franquia,  e em casos de emergência, não precisa se preocupar caso necessite transportar sua moto depois de um imprevisto, afinal, a Suhai Seguradora é especialista em seguro de furto e roubo e vai fornecer o reboque ideal para seu veículo, caso você seja um segurado da Cia, sempre que precisar.

Agora que você sabe como rebocar motos em caso de urgência, já pode entrar em contato com a gente e contratar o seu seguro. Que tal? Basta acessar a nossa página e entrar em contato com a gente!

Cotação seguro roubo furto moto

Categorias: Segurança, Moto, Prevenção

Escrito por Rachel Soares

Rachel Coelho é coordenadora de marketing da Suhai Seguradora. Formada em Relações Públicas e Publicidade e Propaganda pela PUC Minas, ao longo de sua carreira descobriu que a comunicação e o compartilhamento de informações são fundamentais para esclarecer, educar e, principalmente, conectar pessoas e empresas. Como toda boa mineira de Belo Horizonte, ela é apaixonada pela culinária regional e adora descobrir o que cada cidade que visita tem de melhor para oferecer.


Últimas notícias

Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
New Call-to-action
Seguro p