Faça sua cotação

É Essencial. É Seguro. É Suhai.

BLOG DO CONDUTOR

Como realizar o sonho de ser um colecionador de veículos

Publicado por Patrick Faria em 24-04-2017 13:28

como-realizar-o-sonho-de-ser-um-colecionador-de-veiculos.jpg

O antigomobilismo vem crescendo no Brasil, atingindo cada vez mais pessoas que gostam de carros clássicos. Mas, se você quer se tornar um colecionador de veículos, precisa saber como entrar neste mercado.

Embora haja um crescimento visível, os colecionadores de veículos ainda não podem ser considerados investidores. Há casos em que o proprietário consegue alguma rentabilidade com a compra e venda de clássicos da indústria automotiva, mas isso ainda não é a regra.

Portanto, para entrar neste mercado, a primeira coisa é aprender que ainda se trata de um hobby. Veja, abaixo, como realizar o sonho de colecionar carros clássicos.

Frequente encontros de proprietários de carros clássicos

Frequente-encontros-de-proprietarios-de-carros-classicos-1.jpg

Não há forma melhor de fazer parte de um grupo do que frequentando os encontros. No caso dos carros clássicos, ainda há um número restrito de clubes pelo Brasil, frequentados pelos próprios colecionadores.

É nestes encontros que ocorrem negociações e os proprietários vão trocando de modelos entre si. Por isso, se você quer se tornar um colecionador, é melhor começar a frequentar as reuniões, que geralmente são abertas.

 

Verifique os custos de manutenção

Verifique-os-custos-de-manutencao.jpg

Carros antigos, por terem uma mecânica ultrapassada, podem gerar muitos custos de manutenção. Portanto, por maior que seja o prazer de dirigir um clássico, é bom você dar uma olhada em quais são os carros que trazem maiores despesas em termos de mecânica.

Isso vale, principalmente, se você pretende rodar com o automóvel. Existem colecionadores que deixam os veículos parados em garagens, deixando-os disponíveis apenas para exposição. Neste caso, não há gastos com manutenção.

Se você pretende usar o carro, procure saber sobre a complexidade da mão de obra, o preço e a disponibilidade de peças no mercado. Se for um carro muito complicado, talvez seja interessante buscar outro modelo.

 

Decida se quer restaurar ou comprar um modelo pronto para rodar 

Decida-se-quer-restaurar-ou-comprar-um-modelo-pronto-para-rodar-3.png

Existem duas formas de se comprar um carro clássico: você pode adquirir um veículo abandonado, em mau estado de conservação, e restaurá-lo. Ou então pode comprar um carro que já foi restaurado pelo proprietário anterior. E existem, ainda, aqueles carros que conservam intactos seus padrões originais.

Não há uma forma mais adequada, depende do seu objetivo como colecionador. A restauração é um procedimento trabalhoso e caro. Mas, dependendo da sua paixão por carros, também pode ser muito prazeroso. E, além disso, é dessa forma que alguns colecionadores conseguem ganhar dinheiro: comprando o carro por um preço muito baixo, investindo na restauração e vendendo por valores acima da tabela normal. Alguns carros podem, inclusive, ser adquiridos em leilões.

Já a compra de um modelo pronto é normalmente realizada por colecionadores que não têm tempo, disponibilidade ou interesse em restaurar. Querem apenas ter o prazer de dirigir o modelo escolhido.

 

Faça um seguro

faca-um-seguro.jpg

Por terem um valor mais alto, inclusive por razões sentimentais, carros clássicos costumam ser muito visados por ladrões. Além disso, em muitos modelos, não é possível instalar equipamentos como alarmes e travas especiais.

Por outro lado, raramente uma seguradora segura estes perfis de veículos, por dificuldade de reposição das peças originais.

Por isso, você deve procurar uma seguradora que possua um produto específico para carros antigos. Assim, você protege o seu patrimônio e pode rodar com seu clássico à vontade!

No mercado, a Suhai é uma das poucas seguradoras que aceita fazer seguro de carros e motos antigas. O seguro é de furto e roubo, com aceitação para todos os modelos e anos, com indenização máxima de até 110 mil. Uma ótima alternativa para  estes carros!

Se deseja fazer uma cotação da Suhai sem compromisso, fale com seu corretor. Se não tiver um corretor, solicite um no site www.suhaiseguradora.com

Pronto! Agora você está mais perto de realizar o seu sonho de colecionar automóveis. Siga essas dicas e lembre-se de que é importante registrar o veículo no órgão competente.

Agora que você já sabe como se tornar um colecionador de veículos, que tal aprender um pouco mais sobre este mercado? Veja o que significa a placa preta que alguns clássicos utilizam. Boa leitura!

Fonte de imagens: http://suhai.sg/2pt26gS  http://suhai.sg/2pWwptv http://suhai.sg/2pXGSaN http://suhai.sg/2pdzZSe 

Cotação Seguro Veículo


 
 

 

Categorias: Moto, Curiosidades, Carros

Escrito por Patrick Faria

Patrick Faria é o coordenador de marketing da Suhai. Para ele, a comunicação é fundamental para conectar as pessoas. O que mais fascina o marqueteiro é saber que ele pode interagir, dividir conhecimento e trocar experiências com diversas pessoas em qualquer lugar. Patrick também adora cozinhar e criar novos pratos. Ele acredita que a culinária é uma mistura de arte e química.


Últimas notícias

Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
Seguro para Moto
Seguro p