Faça sua cotação

Blog do Condutor

Como economizar no combustível da sua moto

Publicado por Vanessa Luchini em 13-12-2018 9:00

Como economizar no combustível da sua moto

A gasolina está entre os maiores gastos anuais de quem possui uma moto. Mas, como economizar no combustível? Bem, além do uso exagerado do acelerador, existem outros fatores que também podem contribuir para o aumento do consumo de combustível.

Por essa razão, a Suhai Seguradora separou seis dos principais inimigos da economia do combustível. Confira!

1. Pneus descalibrados

1. Pneus descalibrados

Fique de olho na calibragem dos pneus da sua moto. Um pneu mais vazio do que o recomendado aumenta o atrito, exige mais energia do motor e, consequentemente, mais combustível. Além disso, descuidar da pressão dos pneus altera a dirigibilidade e coloca em risco a sua segurança.

2. Rotações altas sem necessidade

2. Rotações altas sem necessidade

Você até pode amar o ronco da sua moto, mas o hábito de levar as rotações às alturas não faz nada bem para o seu bolso. Portanto, nada de acelerar a máquina parado ou retardar a troca de marcha, o que faz o motor girar em alta rotação de forma desnecessária, superaquecer e consumir mais combustível.

3. Troca de marchas erradas

3. Troca de marchas erradas

Saber o momento certo para passar as marchas – conciliando a menor abertura possível do acelerador com a rotação adequada à velocidade desejada – é fundamental para economizar combustível na sua moto. Use sua sensibilidade para “sentir” qual a marcha certa – e a rotação mínima – para cada situação e evite trancos na transmissão ao usar marchas altas em rotações lentas.

4. Falta de lubrificação

4. Falta de lubrificação

Você costuma lubrificar o sistema de transmissão da sua moto com frequência? Caso não, comece já. Isso aumenta a vida útil da corrente, da coroa e do pinhão, assim como exige menor energia do motor para movimentar a roda traseira, resultando na economia do combustível.

5. Freios desregulados

5. Freios desregulados

Freios que não “pegam” geram mais atrito e superaquecimento do sistema, acelerando o consumo de gasolina. Então, pelo menos uma vez por mês, coloque a moto no cavalete central e gire as rodas para sentir se os freios estão prendendo.

6. Carga elevada

6. Carga elevada

Baús ou compartimentos de cargas entulhados prejudicam a aerodinâmica da moto e elevam o consumo de combustível. Portanto, evite peso inútil e leve na bagagem somente o necessário.

Já deu para perceber que a forma errada de pilotar é o grande vilão do consumo de combustível, não é mesmo? Agora que você já sabe o que pode interferir na autonomia da sua máquina, basta se policiar e rodar no ritmo normal para sair no lucro.

E falando em lucro, se a sua motocicleta for flex, aproveite para fazer as contas e identificar qual combustível – etanol ou gasolina – tem melhor performance. Lembre-se: com o álcool, o motor consome cerca de 30% a mais. Assim, o preço do litro do etanol deve ser até 70% do valor do litro de gasolina para compensar. O seu bolso agradece!

Falando em economia, que tal economizar também no Seguro?

Não consegue fazer o seguro da sua moto porque é caro ou ela não é aceita nas tradicionais seguradoras?

Então venha para Suhai Seguradora! Somos especialistas em seguro de furto e roubo, e por este motivo, oferecemos preços até 80% mais baratos que o seguro completo.

Só quem é especialista pode ofertar esta vantagem, além de aceitação para motos de todos os modelos, marcas ou anos, e Assistência 24h em todo o Brasil.

Proteja sua moto com a Suhai e passe menos tempo preocupado, dedicando-se ao que realmente te dá prazer.

Peça uma cotação personalizada ainda hoje! Fale com seu corretor de confiança ou solicite um em nosso site: https://suhaiseguradora.com.

Escrito por Vanessa Luchini

Vanessa Luchini é a coordenadora de marketing da Suhai Seguradora. Com mais de 15 anos de experiência atuando em grandes Agências de Publicidade, ela cuidou de importantes marcas e empresas de diversos segmentos, desde redes de varejos até líderes em tecnologia e bancos. Mais do que ninguém, ela acredita na responsabilidade do marketing como moderador entre produtos e pessoas. Para ela, a internet não permitiu apenas a conexão entre computadores, mas também foi responsável por conectar empresas com seu público, gerando uma relação mais honesta e transparente. Apaixonada por cães, dançar e curtir a família.


Últimas notícias

Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
New Call-to-action
eBook - Seguro para caminhão
Pesquisar no Blog