Faça sua cotação

Blog do Condutor

Como calcular o gasto com gasolina do seu veículo

Publicado por Vanessa Luchini em 13-12-2018 8:45

Como calcular o gasto com gasolina do seu veículo

Em tempos de crise econômica e preços dos combustíveis nas alturas, é importante ficar atento ao consumo do seu carro. Aliás, você já tem alguma ideia de quanto o seu possante gasta por quilômetro rodado? Bom, não se preocupe caso não saiba! Hoje, você vai ver como é fácil calcular o gasto com gasolina do seu veículo e, caso ele seja flex, quando vale a pena optar pelo álcool. Vamos lá?

O cálculo básico

O cálculo básico

Atualmente, alguns carros apontam a quilometragem rodada por litro no próprio painel ou no computador de bordo. Você bate o olho e já sabe o quanto seu possante está consumindo.

Já alguns veículos importados mostram os litros consumidos a cada 100 quilômetros rodados, o que demanda uma continha rápida para definir o consumo. Basta dividir a distância pela quantidade de combustível gasto. Por exemplo: um automóvel que faz 12 l/100 km tem uma média de 8,3 km/l (100/12 = 8,3).

E nos carros que não possuem computador de bordo? Nesse caso, você vai ter um pouco mais de trabalho. Mas nada complicado!

O primeiro passo para calcular o gasto com gasolina do seu veículo é completar o tanque até o desarme da bomba do combustível (o “clique”). Logo em seguida, zere o hodômetro parcial no painel ou anote o número exato do hodômetro total. Agora é só rodar com o carro normalmente.

No próximo abastecimento, complete o tanque mais uma vez até o desarme e confira na bomba a quantidade exata de litros que entrou no carro. Para calcular a média de consumo basta dividir a quilometragem marcada do hodômetro pela quantidade de litros nesse segundo abastecimento.

Por exemplo, se você rodou 450 quilômetros e no segundo abastecimento precisou colocar 32 litros para completar o tanque, a média será de 14,06 km/l (450 dividido por 32). Muito simples, não é mesmo?

Uma dica: para ter maior precisão na média, faça esse procedimento três vezes seguidas, some os resultados e divida por três. E abasteça o tanque no mesmo posto de gasolina em todas as vezes para garantir que o combustível tenha a mesma procedência e qualidade.

Outra dica extra: ao completar o tanque do seu carro, fique atento ao “clique” da bomba de combustível, que indica que o tanque já está cheio. Não deixe que o frentista encha o tanque até a boca no modo manual. Além de prejudicar o cálculo da média, essa atitude pode danificar o seu carro. Fique atento e não caia em pegadinhas de postos de combustíveis!

Gasolina x Etanol

Gasolina x Etanol

Saber o consumo do seu automóvel também pode ser útil para identificar quando é mais vantajoso optar pelo etanol em vez da gasolina no caso dos carros com tecnologia flex. Portanto, se o seu carro for flex, faça o procedimento com os dois combustíveis para tirar a dúvida.

Mas existe um modo mais simples para descobrir se o álcool é vantajoso ou não em relação à gasolina. É a proporção dos 70%. Sabe qual? Justamente porque o álcool, por ter menos potencial energético que a gasolina, rende 30% menos.

Para chegar ao resultado dessa incógnita, basta dividir o preço do litro do etanol pelo da gasolina. Se o resultado for inferior a 0,7, o derivado da cana-de-açúcar é o melhor para abastecer. Se for maior que 0,7, então a gasolina é mais vantajosa.

Vejamos um exemplo: se o litro do álcool custar R$ 2,735 e o da gasolina R$ 4,272, teremos o resultado de 0,640. Nesse caso, é mais vantagem apostar no etanol que na gasolina.

Viu como é fácil? Agora que você aprendeu a calcular o quanto você gasta com combustível no seu carro, é hora de colocar em prática. Não se esqueça, na próxima vez que abastecer o tanque, fique de ouvido ligado no “clique” da bomba e de olho no hodômetro. O seu bolso agradece!

Economize também no Seguro: Proteja seu veículo com a Suhai Seguradora

Você ainda não tem um seguro? Deveria se preocupar, afinal 1 veículo é roubado ou furtado a cada minuto no Brasil.

Acha o seguro caro? Seu veículo não é aceito pelas tradicionais seguradoras? Saiba então que é possível evitar esta dor de cabeça, contratando o seguro Suhai.

Na Suhai Seguradora, aceitamos motos, carros e caminhões de qualquer marca, modelo e ano, inclusive os mais antigos e especiais.

Por termos um seguro exclusivo contra roubo e furto, nossos preços chegam a custar até 80% mais baratos que um seguro completo, e você ainda conta com assistência 24 horas em todo o Brasil. Isso é ser especialista!

Quer saber mais sobre nosso produto e garantir a proteção do seu veículo? Então peça uma cotação personalizada para seu corretor ou solicite a indicação de um em nosso site: https://suhaiseguradora.com.

Categorias: Seguro

Escrito por Vanessa Luchini

Vanessa Luchini é a coordenadora de marketing da Suhai Seguradora. Com mais de 15 anos de experiência atuando em grandes Agências de Publicidade, ela cuidou de importantes marcas e empresas de diversos segmentos, desde redes de varejos até líderes em tecnologia e bancos. Mais do que ninguém, ela acredita na responsabilidade do marketing como moderador entre produtos e pessoas. Para ela, a internet não permitiu apenas a conexão entre computadores, mas também foi responsável por conectar empresas com seu público, gerando uma relação mais honesta e transparente. Apaixonada por cães, dançar e curtir a família.


Últimas notícias

Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
New Call-to-action
Seguro para caminhão
Pesquisar no Blog