Faça sua cotação

Blog do Condutor

Carro a gás: conheça as vantagens e desvantagens

Publicado por Vanessa Luchini em 12-11-2018 10:30

237951-carro-a-gas-conheca-as-vantagens-e-desvantagensConhecido como o combustível do futuro, o Gás Natural Veicular (GNV) é encontrado em estado gasoso e surgiu como uma alternativa mais sustentável à gasolina, pois não agride tanto o meio ambiente.

Um motor a gás natural conta com os mesmos princípios de funcionamento de motores à gasolina, mas chama a atenção por ser bem mais econômico. Apesar de ter se tornado popular apenas nos últimos anos, o GNV foi impulsionado pela escassez de petróleo no final da década de 1960 e chegou ao Brasil em 1991.

Quer saber quais são as vantagens e desvantagens do carro a gás? Acompanhe o post até o fim!

Vantagens do carro a gás

Econômico e sustentável são as palavras que melhor definem veículos movidos a GNV. A seguir, você confere as principais vantagens desse tipo de automóvel.

É mais econômico do que outros combustíveis

A principal vantagem para quem busca o GNV é a economia de combustível em relação à gasolina e ao etanol. Muito mais barato, ele chega a ser até 60% mais econômico.

Um motorista que instala o kit GNV em seu veículo, dirigindo cerca de 60 km por dia, consegue ter o retorno de seu investimento em até seis meses.

Deixa o sistema de injeção mais limpo

Por ser um combustível mais limpo do que a gasolina e o etanol, o gás não permite que resíduos se acumulem nos bicos injetores, fazendo com que o sistema de injeção fique sempre limpo.

Aumenta a durabilidade do óleo do motor

Outra vantagem do carro a gás é que o óleo do motor tem uma durabilidade maior, pois não há o mesmo grau de contaminação dos outros combustíveis. Assim, você não vai precisar trocar o óleo com tanta frequência.

É menos poluente

Segundo especialistas, o GNV tem uma emissão de gases poluentes 20% menor do que a gasolina e 15% mais baixo do que o etanol. Isso quer dizer que a queima do gás é muito mais completa, liberando mais água do que gás carbônico e causado menos prejuízos ao meio ambiente.

Desvantagens do carro a gás

Como toda história tem dois lados, o carro a gás também conta com desvantagens que podem tornar a opção menos atrativa para alguns motoristas. A seguir você confere as principais.

Reduz a capacidade do porta-malas

Como o cilindro do gás é instalado no porta-malas, isso faz com que o carro acabe perdendo espaço, chegando a ocupar um terço do porta-malas de modelos de carros compactos.

Diminui a durabilidade algumas peças

Como o motor de um carro a gás trabalha com uma maior pressão interna no cabeçote, isso acaba diminuindo a vida útil da peça, pois as chances dela trincar serão maiores.

A parte elétrica também é mais exigida e os cabos de vela apresentam uma durabilidade menor. Em muitos casos, esses equipamentos podem durar a metade do tempo quando comparamos com veículos movidos à gasolina.

Perda da garantia de fábrica

Outra desvantagem é que os veículos novos que têm o kit GNV instalado perdem a garantia de fábrica. De acordo com as montadoras, isso acontece porque, com o GNV, o carro sofre alterações em sua estrutura.

Menor potência do veículo

Por fim, um carro a gás também pode perder cerca de 4% de potência, pois como é necessário acelerar mais para que o carro se mexa, a embreagem acaba ficando comprometida.

A instalação do GNV também faz com que o automóvel fique mais pesado, exigindo um esforço muito maior da suspensão no local em que o cilindro foi instalado.

Como você viu até aqui, são muitas as vantagens e desvantagens desse tipo de combustível. Para ter um carro a gás, o ideal é que você rode, no mínimo, 300 quilômetros por dia e fique com o automóvel por, pelo menos, três anos. Caso contrário, o negócio não vai valer a pena, pois você não estará economizando de fato.

Além da economia, da redução de poluentes e da durabilidade, é importante garantir a segurança do seu veículo também nas estradas, certo? Você já pensou em contratar um seguro automotivo? Vamos falar mais sobre isso no próximo tópico!

Proteja seu veículo com a Suhai Seguradora

Você sabia que um veículo é roubado ou furtado a cada minuto no Brasil? Se você acha o seguro muito caro ou se o seu veículo não é aceito pelas tradicionais seguradoras, saiba que é possível evitar esses problemas contratando o seguro Suhai.

Na Suhai Seguradora, aceitamos motos, carros e caminhões de qualquer marca, modelo e ano, inclusive os mais antigos. Por termos um seguro exclusivo contra roubo e furto, nossos preços chegam a custar até 80% mais baratos que um seguro completo — e você ainda conta com assistência 24 horas em todo o Brasil.

Quer saber mais sobre nosso produto e garantir a proteção do seu veículo? Entãoentre em contato com a gente, solicite uma cotação personalizada para seu corretor ou peça ajuda a nossa equipe!Cotação seguro roubo furto carro

Categorias: Carro, Dicas, Curiosidades

Escrito por Vanessa Luchini

Vanessa Luchini é a coordenadora de marketing da Suhai Seguradora. Com mais de 15 anos de experiência atuando em grandes Agências de Publicidade, ela cuidou de importantes marcas e empresas de diversos segmentos, desde redes de varejos até líderes em tecnologia e bancos. Mais do que ninguém, ela acredita na responsabilidade do marketing como moderador entre produtos e pessoas. Para ela, a internet não permitiu apenas a conexão entre computadores, mas também foi responsável por conectar empresas com seu público, gerando uma relação mais honesta e transparente. Apaixonada por cães, dançar e curtir a família.


Últimas notícias

Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
Seguro para Moto
eBook - Seguro para caminhão
Pesquisar no Blog