Faça sua cotação

É Essencial. É Seguro. É Suhai.

BLOG DO CONDUTOR

Afinal, o que são veículos utilitários?

Publicado por Patrick Faria em 24-05-2017 14:14

afinal-o-que-sao-considerados-veiculos-utilitarios.jpg

Você já deve ter percebido que existem diversas nomenclaturas para classificar os carros de acordo com seu modelo e principal utilidade. Dentro dessas categorias, existem os veículos utilitários. Eles têm características que fazem deles um mix de carro de trabalho e passeio.

Neste post, vamos falar sobre os utilitários, quais são as suas características principais e quais são os veículos que se enquadram dentro dessa categoria. Confira!

Definindo os utilitários 

Definindo-os-utilitarios-1.jpg

São considerados carros utilitários aqueles veículos cujas características misturam a capacidade de carga de objetos e o transporte de pessoas sem a necessidade de compartimento externo, como uma caçamba.

Esse tipo de veículo tem carroceria mais alta, porte robusto e maior visão e controle para o motorista. Existem dois tipos de utilitário mais comuns, o utilitário tradicional e o leve (também chamado de esportivo). Enquanto os modelos tradicionais têm as características que mencionamos acima, os utilitários leves são mais focados no transporte de passageiros e menos na carga.

Confira agora algumas das principais qualidades desse tipo de veículo:

 

Vista privilegiadaVista-privilegiada-1.jpg

A altura dos veículos utilitários é o seu grande diferencial. Sua suspensão mais alta muda totalmente a visão que o motorista tem da pista, garantindo mais conforto e segurança na hora de dirigir.

 

 

Espaço interno Espaco-interno-1.jpg

Como são carros feitos para mesclar conforto para passageiros e espaço para carga, os utilitários têm uma ampla área interna, o que permite aos passageiros do banco de trás bastante conforto e espaço.

 

Porta-malas

Porta-malas.jpg

Apesar de não apresentarem porta-malas enormes como os sedans e minivans, os utilitários concedem um espaço adequado para quem precisa transportar cargas. Alguns modelos permitem que os bancos traseiros sejam totalmente rebaixados, para criar um belo compartimento para bagagens.

 

 

PotênciaPotencia.jpg

O fato de serem carros grandes e feitos para aguentar carga faz com que seja necessário um bom motor. Os utilitários são equipados com motores potentes o suficiente para garantir boa velocidade e segurança nas ultrapassagens.

 

Versatilidade

Versatilidade.jpg

Apesar de não serem os melhores veículos para as pistas de terra, os utilitários conseguem encarar sem problemas estradas de terra menos acidentadas. O que faz a diferença nesse momento é a altura do carro, que, por ser  maior, diminui o sofrimento com a terra.

Essa versatilidade faz os utilitários serem veículos "All Terrain", ou seja, perfeito para as estradas e resistente à terra.

 

Grande, mas nem tanto 

Grande-mas-nem-tanto-2.jpg

Apesar do grande espaço interno e do porta-malas privilegiado, os utilitários não são construídos sobre uma carroceria muito grande, como é o caso das picapes. Essa característica faz com que eles sejam boas opções para dirigir na cidade. Quem tem um carro muito grande sabe das dificuldades na hora do trânsito em ruas menores ou para encontrar uma vaga.

 

Principais modelos de utilitários

Diversas marcas apostam nos utilitários e garantem com eles boa parte de seus lucros com vendas. Atualmente, os dois campeões de vendas são utilitários esportivos, o Honda HRV e o Jeep Renegade. Juntos, mais de 80 mil de suas unidades foram vendidas entre janeiro e setembro de 2016. Outro velho conhecido da categoria é o Ford Ecosport, que durante anos foi o líder de vendas nesse segmento.

Dentre os utilitários mais novos, o grande destaque é o Nissan Kicks, que em pouco tempo de mercado já figura entre os mais vendidos. Outra boa novidade é o Hyundai Creta, lançado no começo deste ano.

Além de todos os modelos que citamos até agora, também estão disponíveis:

  • Renault Duster;Renault-Duster-Los-Pumas-Edition-1.jpg

 

 

 

 

  • Hyundai Tucson;hyundai-tucson-1.png

 

 

  • Hyundai New ix35;                      ix35-1.jpg

 

 

 

  • Toyota SW4;                                  Toyota-SW4.jpg

 

 

 

  • Chevrolet Tracker;                                                                                                                                  Chevrolet-Tracker-1.png

 

 

 

  • Citroën AirCross;                                  air-cross.png

 

 

 

  • Mitsubishi ASX;                              Mitsubishi-ASX.png

 

 

 

  • Fiat Freemont; Fiat-Freemont.png

 

 

 

  • VW Tiguan.                                               tiguan-1.jpg

 

 

 

 

O Seguro para estas categorias

suhai-logo-1.png

Fazer seguro completo para esta categoria de veículo nem sempre é uma tarefa fácil, pois pela exposição de risco e perfil destes carros, geralmente o valor é alto, e algumas vezes pode até ser negado pelas tradicionais seguradoras.

Quando isso ocorrer, a dica é cotar o seguro de Furto e Roubo, que pela cobertura reduzida, pode chegar a custar até 80% do valor do seguro completo.

Nesta categoria, uma dica é a Suhai Seguradora, especialista no segmento para esta opção de seguro. Se deseja fazer uma cotação sem compromisso, fale com seu corretor. Se não tiver, solicite um acessando: www.suhaiseguradora.com

Essas são as características e modelos de veículos utilitários que você precisa conhecer! Deixe seu comentário e compartilhe com os demais leitores suas experiências ao volante de um desses ou comente sobre as suas preferências dentro da categoria!

 fonte de imagens: http://suhai.sg/2r9NST6 http://suhai.sg/2qHKRrL http://suhai.sg/2qHFoRB http://suhai.sg/2qa30f1 http://suhai.sg/2rLxW5P http://suhai.sg/2q3zU4W http://suhai.sg/2rLyMQ0 http://suhai.sg/2rLy6Kt http://suhai.sg/2rLxpk9 http://suhai.sg/2qHAV1q http://suhai.sg/2q3A0d6 http://suhai.sg/2rtwUis http://suhai.sg/2qOSMCb http://suhai.sg/2rIS4WW http://suhai.sg/2qd0dkA http://suhai.sg/2q3p7rC 

Cotação seguro roubo furto carro

 

 

Categorias: Prevenção, Carros

Escrito por Patrick Faria

Patrick Faria é o coordenador de marketing da Suhai. Para ele, a comunicação é fundamental para conectar as pessoas. O que mais fascina o marqueteiro é saber que ele pode interagir, dividir conhecimento e trocar experiências com diversas pessoas em qualquer lugar. Patrick também adora cozinhar e criar novos pratos. Ele acredita que a culinária é uma mistura de arte e química.


Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
Seguro para Moto