Faça sua cotação

É Essencial. É Seguro. É Suhai.

BLOG DO CONDUTOR

7 dicas de segurança para evitar roubos e furtos de carros

Publicado por Redação Suhai em 02-09-2015 15:05

7 dicas de segurança para evitar roubos e furtos de carros

O índice de furtos e roubos aumenta a cada ano no Brasil, especialmente nas grandes capitais. Segundo dados do 8º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em novembro de 2014, houve aumento de 11,4% no número de carros roubados no país em comparação ao ano anterior. Isso equivale a cerca de 26 veículos roubados por hora em todo o território brasileiro. Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo, Amazonas e Alagoas são os estados com maior índice de roubos de automóveis. Já a Paraíba tem a menor taxa. Confira abaixo como evitar o roubo e furto do seu veículo!

Como posso evitar roubo e furto do meu veículo?

Medidas preventivas de segurança ajudam a intimidar a ação de criminosos. Mesmo parecendo óbvio, é preciso ficar atento, pois qualquer distração pode ser uma brecha para os ladrões. Confira as dicas!

Estacione em local seguro

estacione-em-local-seguroEvite estacionar na rua, especialmente em locais com pouco movimento e iluminação precária. Procure estacionar em ruas iluminadas, perto de edificações com câmeras de segurança e vigias. No entanto, sempre que possível, opte por estacionamentos com seguro.

Verifique o local ao estacionar

Antes de estacionar na rua, verifique se há alguém suspeito. Caso haja, não estacione. Dê uma volta com o veículo e procure um local seguro. Fique sempre de olho na movimentação de pessoas e veículos.

Evite ficar no veículo parado

evite-ficar-no-veiculo-paradoNão fique conversando, namorando, falando ao celular ou qualquer outra atividade dentro do veículo estacionado, particularmente à noite e em locais com pouco movimento. É muito provável se distrair nestas situações. Não se torne um alvo fácil.

Cuidado com os adesivos de identificação

Evite exposição de adesivos que identifiquem locais que você frequenta ou mora, como condomínio, universidade, clube e academia.

Atenção às janelas e portas

atencao-as-janelas-e-portasVerifique sempre se os vidros estão fechados e as portas travadas quando estacionar, mesmo que seja “para ir ali, rapidinho”.

Cuidado com os objetos que chamam atenção

Não deixe objetos à vista dentro do carro. Qualquer item pode chamar a atenção de criminosos, mesmo coisas que você julgue não terem valor considerável. Utilize o porta-malas.

Cuidado ao entrar e sair do veículo

cuidado-ao-entar-e-sair-do-veiculoAo estacionar na rua, seja breve ao sair do veículo. Ao retornar, evite se aproximar com a chave na mão, mas a mantenha bem acessível para você. Ao entrar no carro, ligue-o imediatamente e saia do local o mais rápido possível. Se encontrar alguém mexendo no seu veículo, não se aproxime. Busque ajuda!

Atenção!

Mesmo com as dicas de segurança, surpresas desagradáveis podem acontecer. Em caso de roubo, procure manter a calma e não reaja, nem faça movimentos bruscos. Fale somente o que for perguntado e sinalize cada movimento a ser realizado: “vou pegar a carteira”, “vou passar o celular”, e assim por diante.

Assim que possível, entre em contato com a polícia. Caso testemunhe algum delito, avise imediatamente a ocorrência utilizando o 190 ou comunicando o fato a policiais que estejam por perto. Para evitar surpresas desagradáveis e prejuízos, mantenha o seu carro segurado. Caso ainda não tenha seguro ou precise renovar, consulte um corretor e faça sua cotação.

Existem dois tipos de seguro para seu carro: o seguro compreensivo (furto, roubo, colisão, incêndio, terceiros e assistência 24h) e o seguro parcial (furto, roubo e assistência 24h). O seguro compreensivo é mais completo, mas ele possui franquia obrigatória e muitas vezes o valor do seguro e da franquia inviabilizam esta aquisição de cobertura.

Para estas eventualidades, o seguro de furto e roubo é mais vantajoso.

  • A maioria das Cias. não aceitam segurar carros acima de 5 anos, por motivo da alta sinistralidade.
  • O seguro parcial não possui franquia, ao contrário do seguro compreensivo, que para estes perfis de carro, costuma ser muito alta.
  • O motorista de boa dirigibilidade, costuma controlar eventuais riscos de colisão; o que não acontece com o furto e roubo, que são imprevisíveis e podem acontecer a qualquer momento, em qualquer lugar e em qualquer situação.
  • O seguro parcial costuma custar até 80% mais barato que um seguro compreensivo, indeniza integralmente conforme FIPE contratada, com cobertura nacional, possui uma boa assistência e ainda traz grandes chances de recuperação do veículo, se a comunicação do sinistro for rápida.

Você achou essas informações úteis? Compartilhe as dicas de segurança nas redes sociais. Se você tiver mais ideias de como prevenir esse tipo de circunstancia, compartilhe sua experiência conosco nos comentários.

Cotação seguro roubo furto carro

Categorias: Carros

Escrito por Redação Suhai

A Suhai é uma seguradora que se destaca no mercado nacional com especialização na proteção de motos e veículos de alta sinistralidade. Nossa equipe de profissionais escreve sobre curiosidades, dicas e truques para aumentar a sua segurança no trânsito e a proteção de seu veículo.


Últimas notícias

Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
New Call-to-action
Seguro para caminhão