Com a segurança pública em dificuldade nos últimos tempos, muita gente tem recorrido aos carros blindados na esperança de que estarão protegidos contra tiros e tentativas de assalto. O que parece ser uma medida extrema tem se tornado corriqueiro, com a frota nacional de blindados aumentando ano após ano. Diante desse fato, é comum surgirem dúvidas sobre os cuidados com carros blindados. Veja a seguir 4 dicas para manutenção desses veículos:
Revise os pneus constantemente
Quando você instala blindagem no seu carro, um peso extra também é adicionado na lataria e nos vidros do veículo. Isso gera um desgaste maior dos pneus e exige revisão constante do estado de conservação deles. É muito importante que os pneus estejam em bom estado para conseguir responder apropriadamente em situações de perigo. Por isso, é necessário checar o desgaste dos pneus a cada 5.000 quilômetros e trocá-los, caso seja necessário.
Avalie o amortecimento e os freios

Além dos pneus, as peças que compõem os sistemas de freio e amortecimento também sofrem bastante com o aumento do peso do veículo. Por isso, é importante realizar manutenção preventiva nessas partes a cada 10.000 quilômetros rodados. Ao menor sinal de problemas, siga com o carro para
a manutenção onde foi feita a instalação da blindagem para certificar-se de
que não houve comprometimento, além de contar com o auxílio de uma oficina de confiança.
Lave e use os vidros apropriadamente
Os vidros são um dos pontos que mais exigem atenção de todo motorista. Nos blindados, acontece o mesmo: por serem vidros especiais — que têm camadas de policarbonato —, existem alguns cuidados diferenciados:
-
O primeiro é quanto à lavagem. É recomendado apenas água e sabão neutro para higienizá-los delicadamente, especialmente as janelas laterais. O uso de produtos abrasivos ou força excessiva podem estragar o mecanismo de sustentação dos vidros e impedir o funcionamento apropriado;
-
Outro cuidado importante é com o uso dos vidros. Por serem mais pesados do que os originais de fábrica, os mecanismos de subida e descida precisam ser modificados e são sensíveis ao uso constante. Por isso, é indicado que carros blindados andem somente de vidros fechados.
Mantenha contato com sua seguradora
A manutenção do blindado deve ser feita apenas em oficinas autorizadas pelo exército, já que a blindagem é regulada pelos militares. Assim, as seguradoras têm uma lista de oficinas autorizadas por eles e pelo exército para receber os carros blindados.
Portanto, tenha sempre em mãos o telefone de seu corretor de seguro ou do atendimento ao cliente para resolver qualquer dúvida e problema. Esses serviços, quando não cobertos pelo seguro, são de valor mais elevado e devem ser considerados quando o motorista decide blindar seu carro.
Não deixe de ter uma cobertura de proteção
Com a manutenção em dia, outro ponto importante que não deve ser desprezado para quem utiliza um veículo blindado, é o seguro do veículo.
Muitas pessoas acreditam que transitar com um veículo blindado lhe garante 100% de proteção; quando na realidade esta sensação é potencialmente reduzida pelo fato da necessidade que temos de sair do veículo inúmeras vezes para entrarmos em recintos comerciais, tais como supermercados, farmácias, shoppings, entre outros.
Os meliantes, sabendo disso, aproveitam estas oportunidades para abordarem os proprietários de carros blindados para efetuarem os furtos e roubos.
Diante deste fato, o seguro do veículo blindado é imprescindível para completar a proteção.
Existe no mercado dois tipos de seguro para veículos blindados: seguro compreensivo e oseguro parcial, este último somente de furto e roubo, muito apreciado pelos proprietários deste perfil de veículo, por não ter franquia, aceitar todos os modelos de veículos, aceitar veículos com blindagem vencida e ainda possuir até 80% de economia em relação ao seguro completo.
Procure seu corretor e faça uma cotação deste tipo de seguro.
Seguindo essas dicas, a durabilidade do seu carro será garantida. Tenha sempre em mente que os carros blindados são especiais, não só pelo alto custo envolvido, mas também pelos seus componentes diferenciados. E não se esqueça de consultar sua seguradora e oficina que realizou a blindagem para qualquer emergência.
Fonte imagens:
http://goo.gl/KvKZ9v suhai.sg/1QPfvmW suhai.sg/1KQGuNF suhai.sg/1FMCC0M suhai.sg/1JJFLd4 suhai.sg/1KQHql3
Você ainda tem alguma dúvida sobre os cuidados com carros blindados? Conte para a gente. Deixe sua opinião e suas questões em nosso campo de comentários!