Faça sua cotação

Blog do Condutor

5 detalhes importantes na revisão da moto antes de pegar estrada 

Publicado por Vanessa Luchini em 05-02-2018 10:30

5 detalhes  blog.jpg

Um dos maiores prazeres de um motociclista é colocar sua moto na estrada e aproveitar a liberdade de viajar! Para fazer isso com segurança e se divertir sem problemas, é importante não deixar passar nenhuma revisão da moto.

O veículo deve ser revisado todo ano ou a cada 10 mil quilômetros rodados, mas quem vai viajar precisa também realizar uma verificação básica antes de encher o tanque e acelerar na estrada.

Por esse motivo, separamos neste post 5 itens que precisam da sua atenção ao realizar uma revisão. Acompanhe!

1. Pneus

Para garantir sua segurança, nunca rode com pneus carecas. Esse é um comportamento muito perigoso, principalmente se for pegar a estrada em dias de chuva.

Além disso, observe os pneus com cuidado e cheque o estado deles — procure por rasgos, bolhas e deformações. Por fim, calibre-os corretamente antes de viajar e se lembre de colocar um pouco mais de pressão no pneu traseiro se você for levar passageiro.

2. Kit de relação

Outros componentes fundamentais no seu veículo são os responsáveis pela transmissão da força do motor para a roda: a corrente, a coroa e o pinhão. Ao revisar a moto antes de viajar, verifique se há folga na corrente e faça uma limpeza com a ajuda de um sabão neutro.

Além disso, observe as condições de todo o kit de relação. Falhas nesse componente podem ser muito perigosas e, por isso, conte com os serviços de um mecânico de confiança e realize a troca do conjunto quando for necessário.

3. Filtro de óleo e refrigeração

Esses itens são essenciais para o bom funcionamento do motor e, por isso, estão entre os cuidados mais importantes com a sua moto. Verifique o nível e a viscosidade do óleo lubrificante e fique atento ao período definido para a troca.

Em motos que utilizam água na refrigeração também é importante checar o nível e completar quando necessário. Além disso, tenha atenção ao estado do filtro de óleo, pois ele é responsável por proteger o motor das impurezas do ar.

4. Freio

Nenhum motociclista quer enfrentar uma pane de freio no meio de uma viagem, portanto, a atenção com essa peça é fundamental. Falhas ou dificuldades no funcionamento do freio podem causar graves acidentes na estrada.

Para fazer a checagem desse componente, verifique se ele está regulado corretamente e se o lubrificante está em bom estado. Em veículos com freio hidráulico, o motociclista precisa se lembrar de conferir o nível do líquido.

5. Luzes

Para finalizar a revisão da moto, cheque todo o sistema elétrico. Certifique-se de que todas as luzes estão funcionando perfeitamente: o farol, a luz do freio, a lanterna e os indicadores do painel.

Além de contribuir para a sua segurança e garantir que você se comunique bem na estrada, esses equipamentos devem estar em boas condições para evitar multas de trânsito. Você pode ser autuado em infração média se não cumprir a regulamentação.

Importante

Esses são os principais equipamentos que merecem atenção na revisão da moto antes de uma viagem. Manter o veículo em boas condições previne acidentes e livra você de problemas mecânicos e gastos, mas para ter mais segurança e tranquilidade na sua viagem, você deve contratar um seguro para a sua moto, afinal imprevistos mecânicos e eventuais acidentes você até pode evitar, mas o furto e roubo não. Com a Suhai Seguradora, o Seguro Exclusivo de Furto e Roubo tem preços muito acessíveis, chegando a ser 80% menores que o seguro completo e você ainda conta com assistência 24h em todo o Brasil. Com A Suhai, você pode pegar a estrada sem se preocupar com imprevistos.

Quer saber mais sobre como manter sua moto segura? Então conheça todos os detalhes do nosso serviço!

Cotação seguro roubo furto moto

Categorias: Moto

Escrito por Vanessa Luchini

Vanessa Luchini é a coordenadora de marketing da Suhai Seguradora. Com mais de 15 anos de experiência atuando em grandes Agências de Publicidade, ela cuidou de importantes marcas e empresas de diversos segmentos, desde redes de varejos até líderes em tecnologia e bancos. Mais do que ninguém, ela acredita na responsabilidade do marketing como moderador entre produtos e pessoas. Para ela, a internet não permitiu apenas a conexão entre computadores, mas também foi responsável por conectar empresas com seu público, gerando uma relação mais honesta e transparente. Apaixonada por cães, dançar e curtir a família.


Últimas notícias

Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
Seguro para Moto
Seguro p
Pesquisar no Blog