Faça sua cotação

É Essencial. É Seguro. É Suhai.

BLOG DO CONDUTOR

4 riscos que corremos e 4 cuidados que devemos tomar nas estradas

Publicado por Patrick Faria em 25-12-2015 10:00

4-riscos-que-corremos-e-4-cuidados-que-devemos-tomar-nas-estradas.jpg

 Viajar nos traz vivências, experiências e sensações que jamais nos deixarão, e algumas das viagens mais incríveis são feitas de carro ou de moto pelas estradas Brasil afora. Se esse é o seu caso, é essencial conhecer os riscos que corremos e os cuidados que devemos tomar para evitá-los. Confira nosso post de hoje e boa viagem!

Riscos

 

Condições das estradas

CONDICOES-DAS-ESTRADAS.jpgNão é novidade para ninguém que as estradas brasileiras não são as melhores. Portanto, o ideal é pesquisar previamente se há trechos em obras ou mal conservados na sua rota, para que você possa tomar os cuidados necessários e não ser pego desprevenido.

 

Imprudência

Imprudencia.pngPrincipal fator causador de acidentes, a imprudência no trânsito é configurada por atitudes como falar ao celular enquanto dirige, excesso de velocidade, ultrapassagens perigosas e embriaguez ao volante. Além de evitar a qualquer custo esses tipos de comportamento, é preciso ficar atento aos outros motoristas, antecipando atos inseguros e evitando se envolver em acidentes ou discussões de trânsito.

 

Assaltos e furtos

meu-veculo-foi-roubado-o-que-devo-fazer.jpgOs indicadores de violência sobem a cada ano e, hoje em, dia ninguém está livre de ser assaltado no trânsito ou de ter seu veículo furtado.

Para evitar assaltos, preste atenção aos noticiários e consulte fóruns de discussão dos locais que pretende visitar, sabendo de antemão quais são as regiões e horários com maior frequência de assaltos. Em caso de retenções de trânsito, mantenha os vidros fechados, as portas trancadas e, se possível, apague ou diminua as luzes e o som para chamar menos atenção. Os ladrões sempre buscam os alvos mais fáceis.

Diminua as chances de furto estacionando seu veículo em locais movimentados, preferencialmente em estacionamentos com vigilância. Nunca se esqueça de acionar o alarme ao deixar o veículo e de conferir se as portas estão trancadas e os vidros, fechados. Ao deixar o carro, não deixe bolsas e sacolas à vista.

 

Condições climáticas

CONDICOES-CLIMATICAS.jpgNada melhor do que pegar a estrada com o sol brilhando em um céu azul, não é mesmo? Mas nem sempre é possível dirigir em estradas com o tempo perfeito, e cada mudança de tempo ou de horário requer cuidados específicos. Ao dirigir contra o sol, utilize óculos escuros e o parasol do carro; à noite, nunca transite com faróis altos quando alguém vier na contramão.

Se estiver chovendo ou tiver chovido recentemente, é preciso dirigir mais devagar, evitando a aquaplanagem; quando houver neblinas, além de diminuir a velocidade, não se deve utilizar luz alta, pois ela diminui ainda mais a visibilidade. E a regra de ouro é: caso sinta-se inseguro, não dirija nessas condições. É preferível atrasar a viagem a arriscar a sua vida e a de outras pessoas.

 

Cuidados

 

Repouso

REPOUSO.jpgDirigir com sono tem os mesmos efeitos da embriaguez, portanto, é de suma importância estar descansado ao pegar o volante. No dia anterior à viagem, alimente-se bem e repouse bastante para ficar atento. Ao dirigir, prefira refeições mais leves.

Caso sua viagem tenha trajetos longos, procure realizar paradas para seu descanso. Evite de dirigir de 4 a 6 horas ininterruptas. Lembre-se que sendo o motorista, sua responsabilidade é com sua vida e segurança, bem como a dos ocupantes que estiverem com você.

 

Cuidados com o veículo

cuidados-com-o-veiculo.jpgNão descuide da manutenção preventiva do seu veículo, mantendo sempre os pneus em bom estado, os fluídos nos níveis indicados e dentro do prazo sugerido pelo fabricante e, também, as luzes e a parte mecânica em bom funcionamento. Antes de pegar a estrada, confira todos esses itens para não passar sufoco.

 

Direção defensiva

Direcao-defensiva.jpgDe acordo com um relatório publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com o maior número de mortes no trânsito por habitante da América do Sul. Nesse contexto, é essencial que cada pessoa faça sua parte, através de um estilo de condução prudente e atenção redobrada, mesmo no papel de pedestre.

 

Seguro

saiba-se-e-possivel-fazer-seguro-de-um-veiculo-com-avarias.jpgComo já vimos, dirigir sempre oferece muitos riscos e pede muitos cuidados. Assim, o seguro é uma ferramenta essencial para auxiliar o proprietário do veículo em caso de alguma ocorrência na estrada.

Lembresse antes de sair para sua viagem, certifique que o cartão e telefones do seu Seguro estão com você para qualquer eventualidade.

Devido as riscos de Roubos e Furtos nas estradas como mencionamos á cima, é fundamental ter uma proteção para o seu veículo.

Pesquisando para encontrar o seguro que se encaixe melhor a suas necessidades, você ficará mais tranquilo em relação a seu carro ou moto.

Fonte de imagens: suhai.sg/1Oj3VxD suhai.sg/1ThYjYI suhai.sg/1Oj497Z suhai.sg/1Oogzlf

Você já passou por uma situação de risco na estrada? Que cuidados você toma no volante? Deixe seu comentário e conte pra gente!

Cotação Seguro Veículo

 

Categorias: Segurança, Prevenção, Curiosidades

Escrito por Patrick Faria

Patrick Faria é o coordenador de marketing da Suhai. Para ele, a comunicação é fundamental para conectar as pessoas. O que mais fascina o marqueteiro é saber que ele pode interagir, dividir conhecimento e trocar experiências com diversas pessoas em qualquer lugar. Patrick também adora cozinhar e criar novos pratos. Ele acredita que a culinária é uma mistura de arte e química.


Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
New Call-to-action