Faça sua cotação

É Essencial. É Seguro. É Suhai.

BLOG DO CONDUTOR

4 principais dificuldades na hora de renovar o seguro automotivo

Publicado por Patrick Faria em 04-12-2015 16:04

4-principais-dificuldades-na-hora-de-renovar-o-seguro-automotivo.jpg

Para muitas pessoas, ter um seguro automotivo é uma condição básica para ter um veículo, seja ele moto, carro ou caminhão. Fazer um seguro é praticamente a mesma coisa de se fazer uma aposta: o consumidor acredita que alguma coisa com o seu veículo pode dar errado e está apostando que pagar o seguro sairá mais barato do que arcar com um eventual sinistro. Já a seguradora aposta que não haverá nenhum sinistro e acredita que receber desse cliente será lucrativo.

O preço que a empresa cobrará é calculado com base em dados e são feitas correlações estatísticas para avaliar o perfil do segurado. E essa correlação, em muitos casos, pode gerar dor de cabeça para o consumidor na hora da renovação. Veja a seguir as 4 principais dificuldades na hora de renovar o seguro automotivo:

A seguradora não quer renovar o seguro

A-seguradora-nao-quer-renovar-o-seguro.pngPela lei, as seguradoras não são obrigadas a aceitar um novo cliente ou a renovar o seguro automotivo. De acordo com entidades de defesa do consumidor, essas empresas têm até 15 dias a partir do momento que o cliente fez a solicitação para avisarem se existe ou não a intenção da renovação ou aceitação.

Caso seja decidido pela não renovação, elas têm que oferecer mais 2 dias extras do seguro para que o consumidor possa achar outra empresa. Quando isso acontecer, as seguradoras têm o dever de informar ao consumidor qual foi o motivo da recusa.

 

O aumento do valor do seguro

O-aumento-do-valor-do-seguro.jpgÀs vezes, entre uma renovação e outra, o perfil do segurado muda por algum motivo. E, no momento de calcular o preço, o valor de seguro aumenta muito. Nesse caso, para a seguradora significa que o risco de acontecer alguma coisa com o seu veículo aumentou e, por isso, o preço aumentou.

Uma boa forma de contornar essa situação é procurar entender o motivo desse aumento e, possivelmente, fazer orçamento em outras seguradoras.

 

A falta de transparência

A-falta-de-transparencia.jpgNos casos citados acima, pode acontecer de a seguradora não oferecer transparência para o consumidor e este ficar sem entender qual o verdadeiro motivo de não conseguir contratar umseguro.

Talvez seja necessário, então, buscar um órgão de defesa do consumidor. Outra boa alternativa para evitar toda essa dor de cabeça é procurar uma seguradora com perfil simplificado.

 

A renovação após o vencimento

A-renovacao-apos-o-vencimento.jpgQuando há a tentativa de renovação do seguro após a expiração do serviço, é provável que a seguradora peça uma nova vistoria do veículo e, consequentemente, será demandado um novo gasto de tempo para que isso seja realizado.

Nesse caso, o melhor a se fazer é ficar de olho na data do vencimento e não esperar passivamente a empresa entrar em contato. Próximo a essa data, você mesmo solicitar a renovação.

É muito importante estar atento à data do vencimento do seu seguro para evitar que qualquer um dos transtornos acima ocorram e, principalmente, para que você tenha tempo de contornar algum problema caso o veículo não esteja segurado.

 

E você, já teve algum problema com renovação do seu seguro automotivo? Então conte para nós qual é a sua história nos comentários.

 Fonde de imagens: suhai.sg/21ClZNh suhai.sg/1m1GpPf suhai.sg/1LSQgeZ suhai.sg/1Iu0BmO

Está no momento de renovar seu seguro, e a sua Seguradora abitual ofereceu uma proposta para renovação maior do que o esperado? Acesse nosso link abaixo, e saiba mais sobre nossas condições e assim reduzir seus custos.

Cotação seguro roubo furto carro

Categorias: Moto, Prevenção, Curiosidades, Carros

Escrito por Patrick Faria

Patrick Faria é o coordenador de marketing da Suhai. Para ele, a comunicação é fundamental para conectar as pessoas. O que mais fascina o marqueteiro é saber que ele pode interagir, dividir conhecimento e trocar experiências com diversas pessoas em qualquer lugar. Patrick também adora cozinhar e criar novos pratos. Ele acredita que a culinária é uma mistura de arte e química.


Últimas notícias

Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
Seguro para Moto
eBook - Seguro para caminhão