Faça sua cotação

É Essencial. É Seguro. É Suhai.

BLOG DO CONDUTOR

4 golpes aplicados pelos meliantes para roubarem o veículo

Publicado por Patrick Faria em 17-08-2016 9:00

4 principais golpes aplicados pelos meliantes para roubarem o veículo

Com o aumento no número de carros circulando, aumentaram também os índices de roubo. A novidade são as modalidades de golpes que estão sendo aplicados para levarem seu veículo. Nem sempre o bandido está armado; é possível cair em golpes bem simplórios, se você não estiver atento.

São crimes que parecem simples, mas que são muito bem articulados, geralmente por uma quadrilha que se organiza para praticar algum golpe específico em uma determinada região.

É sempre bom conhecer os tipos de práticas ilegais e ficar de olho em estranhos que sejam suspeitos e nunca fechar negócios escusos.

Veja aqui os principais golpes aplicados pelos meliantes para roubarem o veiculo e fique mais alerta:

Golpe ao redor de universidades

Golpe ao redor de universidades

Estacionamento de universidade é um prato cheio para pessoas com más intenções. Além de ser um espaço bem grande, raramente existe segurança ou mesmo policiamento. São muitas as oportunidades que os ladrões têm de fazerem a festa em um lugar desses.

Os bandidos levam desde pequenos objetos dentro dos carros, até pneus, rodas, estepes e até mesmo o próprio veículo.

Uma forma de evitar prejuízos é não deixar objetos de valor expostos dentro do carro como bolsas, tênis, aparelho de som e outros eletrônicos. Você pode também procurar estacionar o mais perto possível da entrada e tentar dar uma olha a de vez em quando.

Falsos mecânicosFalsos mecânicos

Apesar de ser velho, ainda têm muita gente caindo neste golpe. Aplicado muito em lugares de difícil acesso, como rodovias e com trânsito pesado. O bandido numa moto simula um estouro no carro da vítima escolhida, se passando por funcionário da concessionária da rodovia, então assusta o motorista fazendo com que ele abra o capô do carro; nesse momento, o meliante corta o cabo, impedindo que o veículo dê partida.

O falso mecânico diz ter um problema grave e estipula um valor supostamente mais barato para trocar uma peça essencial. Ao aceitar no desespero, a vítima leva uma peça velha em troca da sua de boa qualidade e ainda fica no prejuízo financeiro levando muito tempo até descobrir que foi enganada.

As vítimas preferidas desse tipo de golpista são as mulheres, principalmente as de mais idade. O único meio de ser prevenir é não parar o carro se este continuar rodando normalmente, mesmo que você escute um estouro ou algo parecido. E ligar para a concessionária se for abordado por um funcionário suspeito.

Golpe do estacionamento

Golpe do estacionamentoEssa modalidade de crime é razoavelmente nova mas tem feito inúmeras vítimas. O ladrão usa um interceptador de alarme no momento em que um motorista sai do carro e aciona o alarme. Esse interceptador faz com o alarme não ligue e, dessa maneira, o carro fica destravado, se tornado uma presa fácil.

O golpista entra no automóvel sem dificuldade, leva tudo o que quer sem deixar rastro.

A maneira de diminuir os riscos de ser uma vítima é não deixando objetos no interior do veículo.

Compra de veículo com cheques roubados e com falsificação de documentosCompra de veículo com cheques roubados e com falsificação de documentos

Pessoas físicas que querem vender seu veículo por conta própria precisam ter cuidado redobrado na hora de fechar negócio. Um golpe tradicional e muito bem executado é a compra de veiculo com cheque roubado.

Os golpistas falsificam documentos e dessa maneira, conseguem passar cheques de terceiros deixando o dono do carro sem o bem e sem o pagamento.

O bandido geralmente tem boa aparência e fala bem, convencendo a vítima de que seu cheque é administrativo e que será compensado só no final do expediente bancário. Com boa lábia e fazendo tudo de maneira convincente, o carro é levado com documentação e tudo, deixando o prejuízo para o vendedor.

Portanto, quando fechar negócio com seu carro, certifique-se de que todos os documentos do pretenso comprador estejam em ordem e não aceite cheque. É preferível esperar um pouco mais para fechar o negócio do que correr risco.

 

Cotação Seguro Veículo

Categorias: Segurança, Prevenção

Escrito por Patrick Faria

Patrick Faria é o coordenador de marketing da Suhai. Para ele, a comunicação é fundamental para conectar as pessoas. O que mais fascina o marqueteiro é saber que ele pode interagir, dividir conhecimento e trocar experiências com diversas pessoas em qualquer lugar. Patrick também adora cozinhar e criar novos pratos. Ele acredita que a culinária é uma mistura de arte e química.


Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
New Call-to-action