Faça sua cotação

Blog do Condutor

4 dicas para cuidar da bateria de carro e saber a hora de trocá-la

Publicado por Vanessa Luchini em 05-11-2018 10:30

237408-x-dicas-para-cuidar-da-bateria-de-carro-e-saber-a-hora-de-trocalaNo passado, os modelos mais comuns de bateria de carro eram recarregáveis e precisavam de cuidados frequentes. Já as baterias usadas atualmente são do tipo seladas, ou seja, dispensam a maioria das manutenções.

Em média, a vida útil desse modelo de bateria varia de 2 a 3 anos, mas muitos motoristas se esquecem de que elas também precisam de cuidados especiais para que continuem a funcionar da melhor forma no dia a dia.

Você sabe como cuidar da bateria do seu carro? Acompanhe este post e conheça as quatro principais formas de aumentar a vida útil do equipamento!

1. Faça a limpeza periódica

Como falamos anteriormente, a bateria selada não precisa de manutenção, já que a água presente na peça dura por toda a sua vida útil e não deve ser substituída. Mas nem por isso os cuidados deixam de ser necessários.

Com o tempo, os terminais da bateria de carro acumulam resíduos como cobre e latão, que surgem a partir da reação química entre os conectores e os terminais. Isso acaba resultando em uma coloração esverdeada chamada de zinabre. Por isso, é muito importante fazer a limpeza dos terminais periodicamente para evitar desgastes futuros.

O processo é bem simples: basta fazer uma mistura de água com bicarbonato de sódio e usá-la na lavagem com o carro desligado, ficando atento para a conexão dos cabos com os terminais. Reagindo com o zinabre, a mistura forma uma espuma, que deve ser totalmente retirada. Depois, é só secar bem a área.

2. Desligue os equipamentos eletrônicos

Outra dica muito importante é desligar todos os aparelhos eletrônicos quando você parar o automóvel. Afinal, equipamentos como som, faróis, ar-condicionado, entre outros, dependem da bateria para funcionar e continuam puxando energia mesmo com o veículo parado.

Adotando esse cuidado no dia a dia, você vai sobrecarregar menos a bateria do carro e fazer com que ela dure por muito mais tempo, além de reduzir gastos com seu veículo.

3. Use a bateria certa para cada veículo

Na hora de trocar a bateria, um dos primeiros passos é consultar o manual do seu veículo para descobrir qual é a opção certa para seu modelo. Quem prioriza apenas soluções pelo baixo preço pode acabar pagando caro no futuro, pois um equipamento de menor capacidade prejudica tanto o carro quanto a bateria, uma vez que ela vai trabalhar à força.

A atenção deve ser redobrada se você deseja instalar um sistema de som mais potente, um bom alarme ou ar-condicionado no veículo. Esses itens consomem muita energia e é importante verificar se a bateria vai conseguir suportar o esforço a mais. Caso necessário, troque-a por um modelo de maior capacidade.

4. Coloque o motor para funcionar

Muita gente se esquece, mas a bateria de carro continua funcionando mesmo quando ele está parado – é o chamado trabalho em stand by.

Mas é com o motor ligado que o equipamento apresenta alta eficiência, já que a energia é gerada no momento em que o veículo está funcionando. Assim, é essencial ligar o motor periodicamente e fazer com que ele trabalhe, evitando uma descarga antecipada da bateria.

No caso de automóveis que ficam muito tempo guardados na garagem, o mais indicado é desconectar os cabos que estão ligados à bateria, o que previne que o acessório tenha sua vida útil reduzida ou sofra um curto-circuito.

Para cuidar da bateria de carro, lembre-se de que o ideal é chamar um mecânico de confiança, pois esse profissional conta com as ferramentas certas para cuidar de todos os tipos de defeito. Respeitar as revisões periódicas e procurar uma oficina a qualquer sinal de problema também é essencial!

Gostou deste conteúdo? Continue sua visita em nosso blog e saiba por que o valor do seguro auto varia de acordo com o seu perfil.Cotação seguro roubo furto carro

Categorias: Carro, Dicas

Escrito por Vanessa Luchini

Vanessa Luchini é a coordenadora de marketing da Suhai Seguradora. Com mais de 15 anos de experiência atuando em grandes Agências de Publicidade, ela cuidou de importantes marcas e empresas de diversos segmentos, desde redes de varejos até líderes em tecnologia e bancos. Mais do que ninguém, ela acredita na responsabilidade do marketing como moderador entre produtos e pessoas. Para ela, a internet não permitiu apenas a conexão entre computadores, mas também foi responsável por conectar empresas com seu público, gerando uma relação mais honesta e transparente. Apaixonada por cães, dançar e curtir a família.


Últimas notícias

Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
Seguro para Moto
Seguro para caminhão
Pesquisar no Blog